adplus-dvertising

Quais as estruturas do encéfalo?

Índice

Quais as estruturas do encéfalo?

Quais as estruturas do encéfalo?

O encéfalo humano - composto dentre outras estruturas pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico (Mesencéfalo, Ponte e Bulbo) - contém cerca de 86 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10 mil conexões sinápticas cada.

Quais são as estruturas do tronco encefálico?

O tronco encefálico é a parte mais caudal do encéfalo. É composto pelo mesencéfalo, pela ponte e pelo bulbo. Interpõe-se entre a medula e o diencéfalo e localiza-se ventralmente ao cerebelo.

Quais são os elementos cerebelares?

As principais partes anatômicas do cerebelo incluem o vêrmis, longo e afinado no centro, dois lobos flóculos-nodulares abaixo, cada um dividido em diversos lóbulos. Os dois lóbulos laterais lembram os dois hemisférios do cérebro e às vezes são chamados de hemisférios cerebelares.

Quais as funções do cerebelo?

  • Funções do cerebelo. Muitos consideram o cerebelo a parte mais primitiva do encéfalo. No entanto, nele encontramos o processamento inconsciente de muitas funções dirigidas à sobrevivência do indivíduo, como o equilíbrio, a ativação muscular e a regulação das emoções.

Por que o cerebelo é revestido?

  • Assim como o restante do sistema nervoso central, o cerebelo também é envolvido pelas meninges, três membranas que garantem, entre outras funções, a proteção das estruturas presentes nesse sistema. Entretanto, apenas a porção livre, a qual não está presa ao cérebro, está revestida.

Quais são os núcleos centrais do cerebelo?

  • A substância branca apresenta porções de substância cinzenta que são chamadas de núcleos centrais do cerebelo. Anatomicamente, podemos observar que o cerebelo apresenta uma porção mediana, que é denominada de vérmis e conecta duas massas laterais, que são chamadas de hemisférios cerebelares.

Como funciona o cerebelo no sistema nervoso central?

  • Fica situado dorsalmente ao bulbo e à ponte e liga-se à medula e ao bulbo pelo pedúnculo cerebelar. Assim como o restante do sistema nervoso central, o cerebelo também é envolvido pelas meninges, três membranas que garantem, entre outras funções, a proteção das estruturas presentes nesse sistema.

Postagens relacionadas: