adplus-dvertising

O que é necrose e como ocorre?

Índice

O que é necrose e como ocorre?

O que é necrose e como ocorre?

Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.

O que é granuloma tuberculoso?

É uma doença granulomatosa que está relacionada, inicialmente, com a inala- ção da bactéria e termina com uma resposta de hipersensibilidade tardia, mediada por linfócitos T. A patogenia da tuberculose depende do poder da bactéria sobreviver no citoplasma de macrófagos (PAIVA, 2006).

Qual a função da necrose?

Necrose é a morte da célula ou parte de um tecido que compõe o organismo vivo. É a manifestação final de uma célula que sofreu uma lesão irreversível, em outras palavras é quando param as funções orgânicas e os processos reversíveis do metabolismo. ... Esse mecanismo recebe o nome de apoptose, ou morte programada.

Por que a necrose pode ocorrer?

  • A destruição das células pode ocorrer de diferentes maneiras e acometer qualquer tecido, por isso, é difícil especificar apenas um aspecto básico para definir se o tecido está necrosado. Em razão disso, a necrose pode ser classificada de diferentes formas, entre as quais se destacam:

Quais são os tipos de necrose em animais?

  • Os tipos de necrose a seguir são usados na classificação dessa ocorrência em animais, mas principalmente seres humanos. Necrose de liquefação: decorrente de infartos cerebrais e infecções, especialmente bacterianas. A morte celular é motivada pelo aparecimento de leucócitos que tentam atacar o organismo invasor.

Quais são as características macroscópicas da necrose?

  • As características macroscópicas da necrose correspondem a: Necrose de coagulação: os tecidos apresentam maior firmeza, são de coloração acinzentada, ...

Quando ocorre a necrose hemorrágica?

  • Necrose hemorrágica: ocorre quando há a presença de hemorragia no órgão necrosado. O processo necrótico pode sofrer total cicatrização, devido à proliferação de conjuntivo-vascular. Os grandes processos necróticos podem ser encapsulados ou sequestrados por tecido conjuntivo , que permanece na periferia do tecido morto, sem penetrar em seu cerne.

Postagens relacionadas: