adplus-dvertising

Quais verbas compõem a base de cálculo do INSS?

Índice

Quais verbas compõem a base de cálculo do INSS?

Quais verbas compõem a base de cálculo do INSS?

Tabela de incidência do INSS
Compõem a base-de-cálculo de incidência do INSSSimNão
SalárioIN INSS/DC n. 86, Cap. I, item 15.1
Saldo de salárioLei 8.121/91, art. 28, §9º, "a"
Salário-famíliaDecreto 3.048/99, art. 92
Salário-maternidadeLei 8.121/91, art. 28, §2º

O que faz parte da base de cálculo do INSS?

Cálculo do salário líquido A base de cálculo do IR é o valor do salário bruto subtraído do desconto ao INSS e da respectiva dedução por dependente. A seguir, basta multiplicar pela alíquota da tabela e deduzir a parcela.

É a base de cálculo da contribuição previdenciária dos segurados do INSS?

Em regra, a base de cálculo das contribuições previdenciárias corresponde (i) à remuneração do prestador de serviços, ou seja, o campo de incidência desses tributos engloba os pagamentos realizados em contraprestação à atividade desenvolvida pelo trabalhador.

O que significa base de INSS?

O salário base serve de referência para que a empresa realize o cálculo de todos os descontos obrigatórios nos vencimentos de quem trabalha no regime CLT, como INSS e IRRF.

Como calcular o INSS?

  • O INSS é um imposto que não pode deixar de ser descontado na folha de pagamento de todos os funcionários contratados sob o regime Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT). Sendo assim, é imprescindível que o Departamento Pessoal entenda como calcular o INSS e como fazer o recolhimento de forma correta.

Como calcular o INSS na Folha de pagamento?

  • Calcular o INSS na folha de pagamento é uma tarefa importante do setor de Departamento Pessoal que garante que a empresa se mantenham em dia com suas obrigações trabalhistas. O INSS é um imposto que não pode deixar de ser descontado na folha de pagamento de todos os funcionários contratados sob o regime da Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT).

Como calcular o desconto do INSS?

  • Com as novas alíquotas e a nova forma de cálculo progressivo, o desconto do INSS deve ser calculado para cada faixa. Isso é feito até que se atinja o valor do salário bruto. Entre cada parcela, o cálculo considera o máximo e o mínimo dessas alíquotas.

Como calcular o INSS em 2021?

  • Assim, o desconto em 2021 é feito de acordo com cada faixa e aplicado assim: Calcular o INSS é uma tarefa simples, pois é necessário saber apenas o valor do salário bruto do funcionário, isto é, sem descontos, e qual alíquota deve ser aplicada. Vamos a um exemplo.

Postagens relacionadas: