adplus-dvertising

O que diz a legislação brasileira atual sobre o uso da tortura?

Índice

O que diz a legislação brasileira atual sobre o uso da tortura?

O que diz a legislação brasileira atual sobre o uso da tortura?

A Constituição de 1988 diz que ninguém será submetido a tortura no Brasil, mas esse dispositivo constitucional só foi regulamentado quase uma década depois, em 7 de abril de 1997, com a sanção da Lei 9.455. ... A Lei da Tortura definiu o crime e estabeleceu penas de até 21anos de prisão para quem o pratica.

Quais são os principais pontos sobre a Lei de tortura?

Tipificação do Crime de Tortura no Brasil O seu art. 5º, III, assegura que “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”. Nossa Lei Maior também prevê no seu art. 5º, XLIX, que “é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral.” Além disso, ela também dispõe, em seu art.

É possível indulto nos crimes de tortura?

A Lei n. 8.072 dita: "Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis de: anistia, graça e indulto" (art.

Quando ocorre o crime de tortura?

  • - Configura-se o crime de tortura quando o agente, com emprego de violência ou grave ameaça, alternativa ou cumulativamente, constrange alguém, causando-lhe sofrimento físico ou mental.

Como é o delito de tortura?

  • (observação Tortura é delito grave, mas não é crime hediondo). É delito equiparado a crime hediondo. A Lei 9.455/97 também prevê no artigo 1º § 6º que o crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia. A Tortura independente de seu objetivo final, ela subsiste apenas pelo ato de se causar sofrimento a alguém

Quando ocorreu a primeira proibição da tortura?

  • A primeira proibição da tortura ocorreu em 1740, na Prússia. Mesmo sendo uma monarquia com o poder concentrado nas mãos do rei Frederico II, que governava através de funcionários obedientes e pagos por ele. Ele privilegiava a formação militar e por isso a Prússia se tornou a grande potência europeia da época.

Por que a tortura é inadmissível?

  • A prática da tortura, principalmente pelas instituições encarregadas da repressão penal, constitui-se em algo absolutamente inadmissível num Estado Democrático de Direito, além de configurar uma verdadeira contradição interna do sistema, pois órgãos encarregados do cumprimento das leis não poderiam agir de forma ilícita.

Postagens relacionadas: