adplus-dvertising

Quais as estruturas formam a medula renal?

Índice

Quais as estruturas formam a medula renal?

Quais as estruturas formam a medula renal?

A medula renal apresenta coloração marrom-avermelhada. Basicamente, a medula consiste em 8 a 18 estruturas cuneiformes, as pirâmides renais. As pirâmides renais são agrupamentos de ductos que coletam a urina formada nos néfrons. A base das pirâmides é voltada para o córtex e o ápice para a medula.

O que é a medula renal?

Medula renal é a parte mais interna do rim localizado entre o córtex renal e a pélvis. Ela contém numerosos tubos coletores de urina. Sendo responsável pela filtração da urina, na medula renal humana existem milhares de néfrons que executam essa ação.

Que estruturas fazem parte do Parenquima renal?

Juntos, o córtex e as pirâmides da medula renal constituem a parte funcional, ou parênquima do rim. No parênquima estão as unidades funcionais dos rins - os NÉFRONS....Túbulo Renal:

  • Túbulo contorcido proximal;
  • Alça do Néfron (de Henle);
  • Túbulo contorcido distal;
  • Túbulo coletor.

Qual das seguintes estruturas ocorre exclusivamente na medula renal?

Tem mais depois da publicidade ;) Na medula renal, encontramos as pirâmides renais, estruturas que possuem formato de cone. A base de cada pirâmide é voltada para o córtex, e o ápice termina em uma papila que desemboca no cálice menor.

Qual a diferença entre medula renal e córtex renal?

Localizada na parte interna dos rins, a medula é de cor mais escura e contém oito ou mais estruturas triangulares conhecidas como “pirâmides” renais. O córtex está entre essas duas. Geralmente tem uma cor mais pálida e se estende entre as pirâmides da medula.

O que é o parênquima renal?

O parênquima renal, responsável pela formação e segregação urinária, é constituído por duas zonas distintas: medular, que compreende as pirâmides de Malpighi, e cortical, que compreende os tubos uriníferos e os glomérulos renais.

Quais são as estruturas que compõem o nefron?

O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial para a produção da urina. Ele é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal. ... Eles são constituídos por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal.

Como funciona a medula adrenal?

  • Medula adrenal Medula da glândula suprarrenal Medula da glândula suprarrenal Inervação Plexo celíaco, plexo renal Drenagem linfática Gânglios lombares Precursor Crista neural MeSH Adrenal+Medulla ...

Como funciona a medula suprarrenal?

  • Medula adrenal Medula da glândula suprarrenal Medula da glândula suprarrenal Sistema Endócrino Vascularização A. suprarrenal superior, A. supra-renal ... Drenagem venosa Veia suprarrenal Inervação Plexo celíaco, plexo renal ...

Qual a histologia da medula suprarrenal?

  • Histologia. A medula da suprarrenal apresenta dois tipos celulares: as células cromafins e as células ganglionares. Quando corada em H+E, a medula da suprarrenal é composta por cordões de células com citoplasma ligeiramente basófilo e granular e com numerosos capilares, no estroma.

Qual a causa da insuficiência renal aguda?

  • Insuficiência renal aguda: caracteriza-se pela perda da função renal de forma súbita. Normalmente ocorre como consequência de algum outro problema de saúde. Esse tipo de insuficiência pode ser reversível, porém, em alguns casos, pode ser fatal. Insuficiência renal crônica: caracteriza-se pela perda progressiva e irreversível da função dos rins.

Postagens relacionadas: