O que constitui o tronco encefálico qual a sua função?
O que constitui o tronco encefálico qual a sua função?
O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial.
O que é o tronco encefálico?
O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos. O tronco cerebral possui três porções: o bulbo raquidiano, a ponte (protuberância) e o mesencéfalo.
Como se divide o tronco encefálico?
- O tronco encefálico se divide em: bulbo, situado caudalmente, mesencéfalo, e a ponte situada entre ambos.
Como funciona o tronco encefálico no sistema nervoso?
- Função do tronco encefálico no sistema nervoso. O tronco encefálico é responsável pela comunicação entre o cérebro, o cerebelo e a medula espinal, sendo componente essencial do sistema nervoso. Considerado o centro anatômico do encéfalo, a região é imprescindível para o controle de funções básicas para garantir a homeostase ...
Quais são as dispersas no tronco encefálico?
- Dispersas na substância branca do tronco encefálico encontram-se massas de substância cinzenta denominadas núcleos, que exercem efeitos intensos sobre funções como a pressão sanguínea e a respiração.
Quais são os núcleos do tronco encefálico?
- Separadamente, é encontrada a substância cinzenta, onde verificamos os núcleos, que entre diversas funções irá controlar a pressão sanguínea. A maioria dos núcleos do tronco encefálico vai receber e emitir fibras nervosas que entram na constituição dos 12 pares de nervos cranianos, aonde 10 farão conexões com o tronco encefálico.