adplus-dvertising

O que é um ativo de uma empresa?

Índice

O que é um ativo de uma empresa?

O que é um ativo de uma empresa?

De maneira geral, os ativos de uma empresa se resumem a tudo o que pode ser transformado em dinheiro, seja de imediato – como o saldo da conta bancária – ou que pode ser vendido e, assim, gerar lucro.

O que são bens ativos de uma empresa?

Os bens e direitos que uma empresa possui e que podem ser convertidos em meios monetários, proporcionando ganhos, são chamados de Ativo. Entenda cada um deles: Bens: dinheiro em caixa, móveis, maquinários, estoque de mercadoria e imóveis.

Quais são os ativos imobilizados?

  • Imóveis e terrenos mantidos por uma entidade para obter renda não podem ser considerados como ativo imobilizado. Eles são regulamentados pelo CPC 28 e devem ser classificados no balanço da empresa como propriedade para investimento. Outros ativos que não podem ser considerados como ativo imobilizado são os ativos biológicos, ...

Será que o ativo deve ser imobilizado?

  • Nos demais casos não é obrigatório e cabe à empresa considerar se o ativo deve ser imobilizado ou não no seu balanço patrimonial. Fora isso, como o ativo imobilizado é um bem fixo, há grande probabilidade de que, ao longo do tempo, haja depreciação do seu valor inicial de modo que a perda de valor deve constar no balanço patrimonial da empresa.

Quais os direitos do ativo imobilizado?

  • De acordo com a legislação, no Ativo Imobilizado são considerados os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à empresa os benefícios, riscos e controle desses bens (Inciso IV do art. 179 da Lei nº 6.404/76).

Qual é o ativo imobilizado de uma empresa?

  • Bom, o ativo imobilizado de uma empresa são todos os bens destinados à manutenção de suas atividades ou exercidos com essa finalidade, esperando ele seja utilizado por mais de um período.

Postagens relacionadas: