O que compõe o ativo imobilizado?
Índice
- O que compõe o ativo imobilizado?
- O que compõe o custo de um ativo imobilizado?
- Quando é considerado ativo imobilizado?
- O que classificar como ativo imobilizado?
- O que é ativo imobilizado da empresa?
- Qual a definição do ativo imobilizado?
- Quais são os custos do ativo imobilizado?
- Qual é o ativo imobilizado de uma empresa?
- Qual a depreciação do ativo imobilizado?

O que compõe o ativo imobilizado?
O que é o ativo imobilizado? Todos aqueles bens que uma empresa possui e que são essenciais para o seu funcionamento e manutenção formam o ativo imobilizado da companhia. São ativos considerados tangíveis, ou seja, físicos, como veículos, terrenos, imóveis ou maquinário de indústria.
O que compõe o custo de um ativo imobilizado?
O custo de aquisição de um bem do imobilizado compreende preço de compra, inclusive impostos de importação e impostos não-recuperáveis sobre a compra, bem como de custos para instalar e colocar o ativo em condições operacionais para ser usado.
Quando é considerado ativo imobilizado?
Quais são os tipos de ativo imobilizado?
- Terrenos;
- Edifícios e Construções;
- Construções em Andamento;
- Benfeitoria em Imóveis de Terceiros;
- Máquinas, Equipamentos e Instalações Industriais;
- Móveis, Utensílios e Instalações Comerciais;
- Veículos;
- Embarcações, dentre outros.
O que classificar como ativo imobilizado?
Para um bem ser enquadrado como imobilizado, ele precisa atender aos seguintes requisitos, conforme o CPC 27:
- Deve ser tangível;
- Deve ser destinado para uso de produção ou fornecimento de mercadorias e serviços, para aluguel a outros ou fins administrativos; e.
- Deve ser utilizado por mais de um período.
O que é ativo imobilizado da empresa?
O ativo imobiliário compreende toda a parte que evolva imóveis tangíveis ou contratos relacionados a eles, como as LCIs, CRIs e LHs, sendo que por imóveis podemos designar terrenos, casas, apartamentos, prédios e diversas instalações físicas, como as lojas de uma galeria comercial, por exemplo.
Qual a definição do ativo imobilizado?
- Por definição, segundo a Lei 6.404/1976, ativo imobilizado são “os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercícios com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens”. Não entendeu nada?
Quais são os custos do ativo imobilizado?
- Esses custos incluem custos incorridos inicialmente para adquirir ou construir um item do ativo imobilizado e os custos incorridos posteriormente para renová-lo, substituir suas partes, ou dar manutenção ao mesmo. As peças de reposição e os equipamentos auxiliares são, segundo a norma, contabilizados no ativo circulante da entidade.
Qual é o ativo imobilizado de uma empresa?
- Bom, o ativo imobilizado de uma empresa são todos os bens destinados à manutenção de suas atividades ou exercidos com essa finalidade, esperando ele seja utilizado por mais de um período.
Qual a depreciação do ativo imobilizado?
- Depreciação do item de ativo imobilizado. A depreciação do item de ativo imobilizado deve ocorrer durante a sua vida útil. A vida útil de um ativo é o tempo, determinado pelo fabricante, em que o produto tem validade e terá bom desempenho.