O que causa trombofilia na gestação?
Índice
- O que causa trombofilia na gestação?
- É possível engravidar tendo trombofilia?
- Quais os exames que detectam trombofilia na gestação?
- Qual a trombofilia durante a gravidez?
- Qual a relação entre trombofilia e trombofilia?
- Quais são as causas da trombofilia hereditária?
- Será que a trombofilia causa restrição de crescimento fetal?

O que causa trombofilia na gestação?
Existem dois fatores que podem causar a trombofilia, o hereditário e a condição adquirida. Nesse último caso, existem fatores que levam ao aumento da coagulação sanguínea, como reposição hormonal, viagens longas de avião, cirurgias, imobilidade e a própria gravidez.
É possível engravidar tendo trombofilia?
A trombofilia é uma doença relacionada à coagulação do sangue que pode ter influência na fertilidade. Embora a ligação ainda seja considerada incerta no mundo científico, o tratamento da doença costuma melhorar as chances de a mulher ter uma gravidez de sucesso.
Quais os exames que detectam trombofilia na gestação?
A trombofilia é diagnosticada por meio de exame de sangue, que procura as mutações genéticas relacionadas à coagulação sanguínea....Nesse sentido, os exames solicitados são:
- Fator V Leiden;
- Proteína C;
- Proteína S;
- Anticoagulante lúpico;
- VDRL;
- Anticorpos anticardiolipina.
Qual a trombofilia durante a gravidez?
- A trombofilia pode ser um dos desafios que algumas mulheres encontram durante a gravidez. A condição é uma tendência, genética ou adquirida, de que o sangue forme trombos, ou seja, coágulos que entopem a circulação dos vasos sanguíneos.
Qual a relação entre trombofilia e trombofilia?
- De fato, uma das revisões mais recentes sobre o assunto, feita pela Universidade de Melbourne, na Austrália, avaliou 12 estudos e concluiu que a maioria dos casos de trombofilia não está ligado a eventos do tipo. Até por isso, nem todo mundo precisa investigar a presença dessa condição.
Quais são as causas da trombofilia hereditária?
- As principais causas de trombofilias hereditárias são: Deficiência de anticoagulantes naturais do corpo, chamados proteína C, proteína S e antitrombina, por exemplo; Excesso de enzimas sanguíneas que causam a coagulação, como fator VII e fibrinogênio, por exemplo.
Será que a trombofilia causa restrição de crescimento fetal?
- “Não existem evidências fortes o suficiente para afirmar que a trombofilia causa restrição de crescimento fetal e outros eventos obstétricos adversos”, contrapõe Ana Kondo, obstetra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).