O que colocar dentro da caixa sensorial?
Índice
- O que colocar dentro da caixa sensorial?
- Qual objetivo da atividade sensorial?
- Como estimular o sistema sensorial?
- Como fazer estimulação sensorial?
- Como trabalhar com a caixa surpresa na educação infantil?
- Como brincar com caixa surpresa?
- Como fazer uma caixa sensorial em casa?
- Como criar uma caixa sensorial aquática?
- Por que a caixa sensorial contribui para o aprendizado da matemática?
- Como colocar objetos dentro da caixa?

O que colocar dentro da caixa sensorial?
A caixa sensorial ou tátil pode ser preenchida com uma grande variedade de materiais, desde papel picado, folhas secas, areia e muito mais. Essa atividade é como um mundo de descobertas: estimula o livre brincar e oferece oportunidades infinitas para a criança experimentar e aprender.
Qual objetivo da atividade sensorial?
O objetivo do trabalho sensorial é que a criança adquira informação clara, consciente e se torne capaz de, então, fazer classificações em seu ambiente. ... Através de seus sentidos, a criança estuda seu ambiente.
Como estimular o sistema sensorial?
Deixe que o pequeno conheça e brinque com substâncias novas ao seu contexto, como objetos viscosos (gelatina). Itens como espuma ou massinhas de modelar também são muito boas para estimular o desenvolvimento sensorial de tato da criança.
Como fazer estimulação sensorial?
Uma ótima atividade de estimulação sensorial é cozinhar com o seu filho receitas que precisam usar as mãos — literalmente botar a mão na massa — como bolos, pão, biscoitos.
Como trabalhar com a caixa surpresa na educação infantil?
1 caixa de sapato média; Pedaços quadrados de papel colorido; Cola branca; Potes de danone ou pratinhos para colocar a cola....
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Como brincar com caixa surpresa?
ENTREGUE A CAIXA PARA O BEBÊ E INSTIGUE A CURIOSIDADE DELE PERGUNTANDO O QUE TEM DENTRO DA CAIXA? DEIXE ELE EXPLORAR, MANUSEAR E ESPIAR PELO BURACO. TUDO FAZ PARTE DA CURIOSIDADE E IMAGINAÇÃO DO BEBÊ. A CADA OBJETO TIRADO PROPORCIONE A EXPLORAÇÃO DELE COM SEU FILHO.
Como fazer uma caixa sensorial em casa?
- Fazer uma caixa sensorial em casa é muito simples. Depois de ter o recipiente, você deve escolher um elemento básico que cobrirá a maior parte da caixa. Pode ser água, areia, arroz, sementes, pérolas, pequenas bolas, espuma, as opções são infinitas. Então, você deve escolher os objetos que você irá incluir na caixa.
Como criar uma caixa sensorial aquática?
- Bolinhas em gel que crescem na água podem ser usadas para montar uma caixa sensorial aquática. Na falta delas, também vale acrescentar gel colorido de cabelo. Animais de plástico, folhas feitas com papel e flores retiradas do jardim são os elementos desta brincadeira. Nela, também vale ensinar para o pequeno sobre o habitat dos animais.
Por que a caixa sensorial contribui para o aprendizado da matemática?
- Estas experiências muito contribuirão no processo de aquisição da leitura e escrita e no aprendizado da matemática, pois atividades como a caixa sensorial têm como foco o desenvolvimento da psicomotricidade, coordenação motora, criatividade e memória.
Como colocar objetos dentro da caixa?
- Coloque dentro da caixa vários objetos de diferentes tamanhos, pesos, cores, formas, texturas, cheiros e sons. Peça para que cada criança coloque a mão dentro da caixa e tente adivinhar que objeto ela pegou, mas sem visualizá-lo. Faça várias perguntas como: O que você acha que é? É grande? É pesado?