O que é um diodo e qual a sua principal função?
Índice

O que é um diodo e qual a sua principal função?
O diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função transformar corrente alternada em corrente contínua.
Como o diodo conduz?
Como já sabemos, o diodo somente conduz a corrente elétrica quando tem seus terminais diretamente polarizados: ânodo no positivo da fonte e cátodo no negativo.
Qual a utilização da junção P-N?
10.1 A Junção pn A junção pn é a junção básica dos diodos bem como uma das junções integrantes da grande maioria dos dispositivos semicondutores. A física envolvida no entendimento da junção pn é também fundamental para entender outras junções, bem como, para entender os diferentes dispositivos semicondutores.
O que é a região de depleção do diodo?
A região de depleção refere-se a região em torno de uma junção P-N de um semicondutor na qual existem poucos portadores de carga (elétrons ou buracos).
Qual a funcionalidade do diodo?
- Qual a funcionalidade dos diodos? Podemos afirmar que o diodo tem diversas aplicações e uma delas é atuar como um retificador, convertendo tensão alternada em contínua. Mas um diodo não é uma válvula de eletricidade perfeita, ele gasta um pouco de energia para trabalhar e quando a corrente flui através do diodo, ...
Qual a queda de tensão do diodo?
- Isto é percebido através de uma queda de tensão de aproximadamente 0.7V. Portanto, quanto maior for a corrente, maior será o aquecimento no diodo. Então, sabemos que a queda de tensão pode variar de acordo com a corrente, com a temperatura e com o tipo de diodo também!
Quais são os detalhamentos do objetivo geral?
- São os detalhamentos do objetivo geral. Além do mais, servem para aprofundar o objeto do trabalho, contribuindo também para a delimitação do tema. Para facilitar a compreensão dos objetivos específicos, você pode imaginá-los como os passos necessários para se atingir o objetivo geral.
Qual a potência típica de um diodo de silício?
- Para exemplificar isso, imagine que uma corrente de 500mA esteja passando por um diodo de silício. A queda de tensão típica neste diodo é de 0.7V, logo a potência dissipada será de 0,5A multiplicada por 0,7V, totalizando 0.35W ou 350 mW, assim como mostra a imagem abaixo: