Qual é o tipo de respiração e circulação das minhocas?
Qual é o tipo de respiração e circulação das minhocas?
- Respiração cutânea indireta, dependente de um meio úmido para sobreviver. Nas minhocas, a epiderme não possui uma camada de revestimento queratinizada (impermeabilizante), o que dificultaria as trocas gasosas. Contudo, secreta uma substância (muco), que lubrifica e umidifica a pele.
Quais são os anelídeos?
- Os anelídeos compreendem todo os animais pertencentes ao filo Annelida. O animal mais conhecido desse filo é a minhoca. A principal característica desses animais, que dá nome ao grupo, é a segmentação do corpo em anéis. O tamanho dos anelídeos varia muito, alguns têm menos de 1 milímetro e outros mais de 3 metros.
Como é formada a cabeça dos anelídeos?
- De forma geral, a cabeça dos anelídeos é formada pelo prostômio e peristômio, que podem assumir diversas formas e/ou ter um ou mais segmentos corporais fundidos a eles (quando ocorre fusão é possível encontrar cerdas ou cirros laterais).
Como podemos explicar a reprodução dos anelídeos?
- Vamos usar as minhocas como exemplo para explicar a reprodução dos anelídeos. O clitelo é uma estrutura corporal importante para a reprodução nesses animais. Ele é um anel mais claro na porção anterior do corpo das minhocas. Ele libera um muco que irá auxiliar na fixação do corpo de duas minhocas para que ocorra fecundação.
Qual é a estrutura corporal do anelídeo?
- Estrutura Corporal. O corpo dos anelídeos é composto por anéis (metâmeros) e revestido por celoma. O celoma é uma cavidade corporal que se localiza no interior da mesoderme. É preenchido por um líquido chamado de fluido celômico, onde se alojam as vísceras do animal.