adplus-dvertising

O que é o chamado Polígono das Secas?

Índice

O que é o chamado Polígono das Secas?

O que é o chamado Polígono das Secas?

A Lei 175/36 (revisada em 1951 pela Lei 1.348) reconheceu o Polígono das Secas como a área do Nordeste brasileiro composta de diferentes zonas geográficas com distintos índices de aridez e sujeita a repetidas crises de prolongamento das estiagens.

Onde se localiza o Polígono das Secas?

O Polígono das Secas é uma região geográfica definida e delimitada pela legislação brasileira, sendo marcado pela ocorrência do fenômeno da seca. Ele está localizado na região Nordeste e Sudeste do Brasil, abrangendo áreas de nove estados.

Porquê foi criado o Polígono das Secas?

O Polígono das Secas foi criado a fim de intensificar o combate à seca nas áreas mais áridas do país. Essa delimitação compreende uma área territorial que inclui estados do Nordeste brasileiro e alguns municípios do estado de Minas Gerais.

Qual das alternativas melhor define a expressão polígono das secas?

O Polígono das Secas é uma área definida por lei no semiárido nordestino que enfrenta problemas agudos de estiagem e demanda ações específicas do governo. ... Seus limites são divergentes entre os distintos órgãos de gestão, controle e combate à seca no Nordeste.

Qual é o clima e suas características no polígono da seca?

Seu clima semiárido, quente e com chuvas escassas e mal distribuídas com uma precipitação média anual é abaixo de 800 mm, sendo o grande responsável pelas secas nesta região, pois as massas de ar úmidas não chegam nessa região.

Qual é a região do Nordeste que tem o Polígono das Secas?

Mais uma vez, a Região Nordeste do Brasil é assolada pela seca, resultado da sobreposição de dois regimes secos. A estiagem estendeu-se por toda a região do Polígono das Secas, que abrange municípios do Sertão nordestino e do norte de Minas Gerais.

Qual é a região mais seca do Brasil?

região semiárida do Nordeste O fenômeno frequente da seca está restrito à região semiárida do Nordeste, que compreende uma área de 969.598,4 km2, abrangendo 1.133 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do norte de Minas Gerais.

Quais os municípios formam o Polígono das secas?

  • Os 1.342 municípios que formam o polígono das secas são aqueles relacionados no Manual de Preenchimento da DITR, situados nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, compreendendo grande parte do Nordeste brasileiro geoeconômico.

Quais são os critérios para a delimitação do Polígono das secas?

  • A lei 1348, de 1951, estabeleceu os critérios e limites para configurar a delimitação da região do “Polígono das secas”, que foi revista e ampliada recentemente pela Portaria Interministerial nº 01 de 15.

Qual a área de atuação do polígono?

  • O Polígono abrange oito Estados nordestinos - o Maranhão é a única exceção -, além da área de atuação da Adene em Minas Gerais, com 121.490,9 km², e compreende as áreas sujeitas repetidamente aos efeitos das secas.

Quais são as causas das secas?

  • As causas das secas têm proporção planetária e são influenciadas por diversos fatores, dentre os quais vale destacar: diferença de temperatura superficial das águas do Atlântico Norte, que são mais quentes, e do Sul, frias; deslocamento da Zona de convergência intertropical para o Hemisfério Norte, em épocas previstas para permanência no Sul. ?

Postagens relacionadas: