adplus-dvertising

Como é organizada a dança?

Índice

Como é organizada a dança?

Como é organizada a dança?

A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

São Gonçalo do Nordeste?

A festa de São Gonçalo é uma tradição passada de geração para geração muito comum no nordeste brasileiro, mas teve origem em Portugal. A dança hoje é organizada em pagamento de promessa devida ao santo Gonçalo do Amarante. Os fiéis promesseiros realizam um dia de festa com dança, música, comida e muita animação.

São Gonçalo no sincretismo religioso?

ali fundido a sua veneração coma de S. Gonçalo de Amarante, num curioso fenômeno de sincretismo, com interidentificação e acoplamento de santos distintos, onde o mais velho e de culto mais antigo se assenhorou da venera- ção local prestada ao outro.

Qual a importância das danças folclóricas para nossa cultura?

As danças folclóricas representam um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos. As danças folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, etc.

Quais as principais características da dança?

A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.

Quais os três elementos básicos da dança?

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Qual o espaço da dança São Gonçalo?

Atualmente, o cenário mais comum é uma espécie de barracão, chamado de ramada, coberto de palha de babaçu e tendo à frente um altar com imagens católicas.

Qual a única cidade a realizar a Roda de São Gonçalo?

A comunidade de Lagoa da Pedra, em Arraias, é a única a realizar a Roda de São Gonçalo no Tocantins, e sempre em pagamento a uma promessa. Mulheres ficam em pares, vestidas de branco, com fitas vermelhas. Carregam arcos de madeira, enfeitados com flores de papel e iluminados com pavios feitos de cera de abelha.

Quais são os movimentos do São Gonçalo?

Os dançarinos se alternam cantando a uma só voz e fazendo movimentos para a esquerda e para a direita. No final, podem formar uma roda em que o promesseiro dança segurando a imagem do santo retirada do altar, ou, no caso de haver apenas uma imagem para vários promesseiros, o santo vai passando de mão em mão.

Qual é o espaço do São Gonçalo?

Atualmente, o cenário mais comum é uma espécie de barracão, chamado de ramada, coberto de palha de babaçu e tendo à frente um altar com imagens católicas.

Como surgiu a dança de São Gonçalo?

  • Como surgiu a Dança de São Gonçalo? Essa dança tem origem portuguesa, mas é dançada tradicionalmente em diferentes estados do Brasil, havendo diferenças de região para região. Antigamente, a Dança de São Gonçalo acontecia no interior das igrejas, sempre em 10 janeiro, data da morte do santo homenageado, que faleceu no ano de 1259.

Como se dançar na festa de São Gonçalo?

  • Na cidade do Porto, em Portugal, o ato de se dançar nas ocasiões de comemoração a São Gonçalo era chamado de Festa das Regateiras. Ocasião em que participavam as mulheres que queriam se casar. A dança era realizada dentro da igreja, o que nos remete à Idade Média e Moderna em Portugal.

Como se organizam os dançarinos?

  • Os dançarinos se organizam em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres, voltadas para o altar. Cada fileira é encabeçada por dois violeiros, mestre e contramestre, que dirigem todo o rito. A dança é dividida em partes chamadas “volta”, cujo número varia entre 5, 7, 9 e 21.

Como foi a dança de São Gonçalo do Amarante?

  • Aos gritos de "Viva São Gonçalo do Amarante", os bailarinos pegaram a imagem do santo e "começaram a jogá-la para o alto, de um para o outro...", escreveu o escandalizado viajante. A dança hoje é organizada em pagamento de promessa devida a São Gonçalo.

Postagens relacionadas: