adplus-dvertising

Porque ocorre o estiramento muscular?

Índice

Porque ocorre o estiramento muscular?

Porque ocorre o estiramento muscular?

A principal causa do estiramento e da distensão é o esforço excessivo para realizar uma contração muscular, como nas corridas, jogo de futebol, vôlei ou basquete, por exemplo. Além disso, pode ser causada por movimentos bruscos, esforço prolongado, fadiga muscular ou equipamento de treino inadequado.

O que é um estiramento muscular e como ele pode ser evitado?

Estiramento muscular é uma lesão que ocorre quando o músculo estica demais, causando o alongamento das fibras musculares. Ele provoca dor aguda e exige que a pessoa pare completamente a atividade que estava executando. Esse tipo de lesão pode afetar qualquer pessoa que esteja fazendo alguma atividade física.

Quais são os fatores de risco na distensão muscular?

alimentação desbalanceada e desidratação; lesões anteriores; realização de exercícios além da fadiga muscular; uso excessivo de cargas durante a musculação.

O que é estiramento do nervo?

O "estiramento" do nervo ciático, ocasiona uma neuropraxia do nervo ciático que pode retornar normal dentro de 3 a 6 meses. A utilização de medicamentos (Etna, por exemplo) auxilia na recuperação do nervo, junto a fisioterapia e uso de orteses para evitar rigidez articular.

Quais são os tratamentos para o estiramento muscular?

  • Tratamentos para Estiramento Muscular Foto: Shutterstock. Após tratamento inicial na fase aguda da lesão, com gelo, repouso, elevação, uso de anti-inflamatórios prescritos por um profissional médico, ultrassom pulsátil, microcorrentes e laser, inicia-se a recuperação do movimento ativo, com carga que não produza dor.

Qual a probabilidade de estiramento muscular?

  • Movimentos bruscos, desequilíbrio, esforço prolongado, fadiga, falta de aquecimento, desidratação ou equipamentos de treinamento inadequados podem causar o estiramento. Os atletas de alto nível ou praticantes regulares de exercícios físicos são as pessoas com maior probabilidade de sofrer estiramento muscular.

Qual o grau de lesão do estiramento muscular?

  • Grau II: a lesão do estiramento é um pouco maior, assim como sua gravidade, podendo atingir até 50% da quantidade de fibras, Grau III: há ruptura completa do músculo ou pelo menos em grande parte dele. É quando a lesão atinge mais de 50% do músculo, sendo a forma mais grave do estiramento muscular.

Qual a gravidade do estiramento muscular?

  • Em resumo, o estiramento muscular é o resultado de um estímulo que leva o músculo além de sua capacidade. Sua gravidade varia bastante, sendo mais comum a do tipo grau I, que tem uma rápida recuperação. Para as mais sérias, de grau III, podem ser recomendadas cirurgias.

Postagens relacionadas: