adplus-dvertising

O que causa meteoros?

Índice

O que causa meteoros?

O que causa meteoros?

Dá-se a queda de um meteoro quando poeiras do Sistema Solar entram na atmosfera terrestre deixando no céu um rasto luminoso à sua passagem. Se o meteoro possui uma grande dimensão e atinge o solo sem ser vaporizado, chama-se então meteorito. As partículas que dão origem aos meteoros e meteoritos chamam-se meteoróides.

O que podemos aprender estudando os meteoros *?

Ao estudar a sua composição, podemos aprender sob quais condições o Sistema Solar já esteve, bem como seus processos, incluindo idade e composição de diferentes corpos celestes, e estimar até mesmo as temperaturas da superfície e no interior de asteroides.

Quais são os meteoros?

  • Os meteoros são corpos sólidos vindos do espaço que conseguem entrar na atmosfera terreste, mas que não chegam a tocar à superfície da Terra. Esses pedaços de rocha se incendeiam quando entram em contato com o ar e os gases que formam a atmosfera, formando apenas um rastro de luz no céu - também conhecido por Estrela Cadente.

Quando ocorre a incidência de um meteoro?

  • Em determinadas épocas do ano ocorre um aumento na incidência dos meteoros que é chamado de chuva de meteoros. Quando um meteoro não está associado a nenhuma chuva é denominado esporádico. Quando a Terra orbita por uma região com um grande número de gases e poeira oriunda da passagem de um cometa, aumenta a incidência desse tipo de fenômeno.

Qual o significado do termo meteoro?

  • O termo meteoro vem do termo grego meteoron que significa "fenómeno no céu". Em linguagem corrente é vulgar chamar estrela cadente a este fenómeno. Num local escuro, é possível observar ao longo de uma noite normal a queda de duas ou três estrelas cadentes.

Quais são os tipos principais de meteoritos?

  • Os meteoritos são classificados em três tipos principais: sideritos (metálicos), siderólitos (mistos) e aerólitos (rochosos). Os metálicos são constituídos principalmente por ferro e níquel. Os rochosos são formados basicamente de silicatos e os mistos são aqueles que possuem quantidades próximas de metais e silicatos. Veja também: Meteoritos.

Postagens relacionadas: