adplus-dvertising

Como reverter o quadro de osteoporose?

Índice

Como reverter o quadro de osteoporose?

Como reverter o quadro de osteoporose?

A osteoporose não tem cura mas é possível melhorar a massa óssea deixando os ossos mais fortes e com menos risco de fratura ao realizar o tratamento com remédios, alimentação e exercícios que deverão ser seguidos por toda vida.

Quando ocorre o pico de massa óssea?

Aproximadamente 15% do tamanho final do osso e 48% da massa óssea total são alcançados na adolescência. O pico de massa óssea é atingido em torno dos 20 a 24 anos². Por isso, é fundamental garantir a ingestão adequada de cálcio, vitamina D e praticar exercícios mesmo quando somos jovens³.

O que é perda de densidade óssea?

Significa que ao exame de densitometria a densidade do seu osso está diminuída, podendo significar osteoporose ou estado pré-osteoporose (osteopenia).

Como se perde a massa óssea?

  • Com essa perda, a pessoa fica mais suscetível a sofrer fraturas em decorrência dessa deficiência 1, o que pode atrapalhar bastante a autonomia no dia a dia. A partir de 30 anos, entramos em uma fase estável, em que, se tudo estiver bem, não perdemos nem adquirimos massa óssea.

Como a perda de massa óssea aumenta o risco de rupturas?

  • A perda de massa óssea, como o próprio nome diz, é uma disfunção que deixa os ossos porosos e aumenta o risco de rupturas. Um estudo realizado na Suíça, pelo International Osteoporosis Foundation, constatou que até 2050, só no Brasil, o número de fraturas decorrente dessa doença deve aumentar em 32%.

Qual a quantidade de brasileiros com perda de massa óssea?

  • Pesquisa indica que a quantidade de brasileiros com perda de massa óssea deve aumentar em 32% até 2050, mas você não precisa fazer parte desta estimativa! A perda de massa óssea, como o próprio nome diz, é uma disfunção que deixa os ossos porosos e aumenta o risco de rupturas.

Quando ocorre a diminuição de massa óssea?

  • Nos anos seguintes à última menstruação, a diminuição de massa óssea fica bastante acentuada e as mulheres tornam-se mais vulneráveis à osteoporose. Se a massa óssea construída ao longo da vida for baixa ou se a diminuição desse período for muito acentuada, a fragilidade e as fraturas ósseas podem ocorrer. 1

Postagens relacionadas: