O que é uma patologia no concreto?
Índice
- O que é uma patologia no concreto?
- Quais são as patologias do concreto?
- Como evitar patologia no concreto?
- Quais as patologias mais comuns nas estruturas de concreto armado?
- O que é eflorescência no concreto?
- Quais as principais patologias em estruturas de concreto armado suas causas e consequências?
- Como prevenir a carbonatação do concreto?
- Quais são as principais patologias do concreto?
- Qual a causa dessas patologias?
- Quais são as manifestações patológicas na construção civil?
- Por que o concreto pode causar danos?

O que é uma patologia no concreto?
O que são as patologias do concreto As doentes podem ser descritas como aquelas que tiveram problemas em um dos estágios de seu desenvolvimento. ... As patologias por ataques químicos e ambientais às estruturas de concreto podem ter origem nas falhas de projeto, de execução, uso inadequado e falta de manutenção.
Quais são as patologias do concreto?
As manifestações a seguir podem indicar a existência de patologias do concreto.
- Fissuras e Trincas.
- Desagregação.
- Erosão e Desgaste.
- Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação)
- Segregação.
- Manchas.
- Eflorescência.
- Calcinação.
Como evitar patologia no concreto?
Patologias no Concreto: Eflorescências Uma forma de evitar a eflorescência é utilizando cimentos com baixo teor de hidróxido de cálcio como o CP III e CP IV, eles tem alto teor de escória e argila pozolânica, que por sua vez, reduzem a porosidade e a quantidade de hidróxido de cálcio presente no cimento.
Quais as patologias mais comuns nas estruturas de concreto armado?
Corrosões de armadura, carbonatação, fissuras e lixiviação são algumas das patologias mais comuns encontradas em concreto que exigem análise criteriosa antes da escolha do tratamento ideal.
O que é eflorescência no concreto?
A eflorescência é resultado da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries (foto: shutterstock/Prinya Kinlumduan) ... Tratam-se de depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície da estrutura e que resultam da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries.
Quais as principais patologias em estruturas de concreto armado suas causas e consequências?
As infiltrações são uma das principais causas de avarias em estruturas de concreto. Geralmente, elas podem ocorrer tanto devido a fatores externos – como uma instalação hidráulica mal feita ou um sistema de escoamento de água ineficiente, quanto a fatores internos da preparação inadequada do concreto.
Como prevenir a carbonatação do concreto?
Ao reduzir a quantidade de poros, dosagens com menor relação água/cimento terão menores velocidades de carbonatação no concreto. Portanto, a sílica ativa pode ser considerada como um dos principais meios de se evitar tal patologia.
Quais são as principais patologias do concreto?
- As patologias por ataques químicos e ambientais às estruturas de concreto podem ter origem nas falhas de projeto, de execução, uso inadequado e falta de manutenção. Para combatê-las, o primeiro passo é conhecer quais são as mais comuns. Por isso, abaixo listamos as principais patologias do concreto e suas causas.
Qual a causa dessas patologias?
- Essas patologias são também muito comuns e muito importantes, pois podem predispor outras condições, como a infiltração. Elas podem ter diversas causas, como: Intempéries naturais, como terremotos. Independentemente da causa, devem ser tratadas de imediato, já que podem causar danos irreversíveis à estrutura.
Quais são as manifestações patológicas na construção civil?
- Assim, inúmeras são as manifestações patológicas na construção civil. Os problemas patológicos podem ter origem em qualquer fase e / ou etapa envolvida no processo construtivo de uma edificação, em que muitas vezes, podem ser atribuídos a um conjunto de fatores e não somente a uma falha em etapa isolada.
Por que o concreto pode causar danos?
- Isso porque ele oferece muitas vantagens, que não são apenas econômicas, mas também mecânicas. No entanto, as qualidades intrínsecas do concreto também podem induzir danos. Por exemplo, gases ou líquidos podem penetrar através dos poros do concreto e mudar a solução do cimento, o que diminui sua proteção contra corrosão do metal.