Como saber se estou tendo embolia pulmonar?
Índice
- Como saber se estou tendo embolia pulmonar?
- O que leva uma pessoa a ter embolia pulmonar?
- Qual o perigo da embolia pulmonar?
- É grave embolia pulmonar?
- Como é a dor pulmonar?
- O que fazer para evitar a embolia pulmonar?
- Por que a embolia pulmonar é grave?
- Quais são os procedimentos para o tratamento de embolia pulmonar?
- Quais são os fatores de risco para embolia pulmonar?
- Por que a embolia pode levar à morte?
Como saber se estou tendo embolia pulmonar?
Sintomas de embolia
- Sensação repentina de falta de ar;
- Dor no peito que piora ao respirar fundo, tossir ou comer;
- Tosse constante e que pode conter sangue;
- Inchaço das pernas ou dor ao movimentar as pernas;
- Pele pálida, fria e azulada;
- Sensação de desmaio ou desmaio;
- Confusão mental, principalmente em idosos;
O que leva uma pessoa a ter embolia pulmonar?
Conforme já mencionado, a embolia pulmonar ocorre quando um coágulo de sangue, gordura, colágeno, parte de um tumor ou bolhas de ar dificultam a passagem de oxigênio para a área. Geralmente estes coágulos são provenientes das veias das pernas, o que caracteriza a Trombose Venosa Profunda (TVP).
Qual o perigo da embolia pulmonar?
A embolia – ou tromboembolismo – pulmonar é a obstrução da artéria pulmonar e de seus seguimentos por coágulos, geralmente formados nas veias das pernas, que migram até os pulmões pela circulação sanguínea. Se não for diagnosticada e tratada corretamente, ela pode provocar complicações graves e até morte.
É grave embolia pulmonar?
Embolia pulmonar é potencialmente grave, mas pode ser prevenida com medidas simples. A embolia – ou tromboembolismo – pulmonar é a obstrução da artéria pulmonar e de seus seguimentos por coágulos, geralmente formados nas veias das pernas, que migram até os pulmões pela circulação sanguínea.
Como é a dor pulmonar?
Infecções dentro dos pulmões podem se manifestar como uma dor no meio das costas e comumente vêm acompanhadas de febre, dificuldade para respirar e tosse persistente. Porém, apesar de serem bastante comuns, asma, bronquite, enfisema, fibrose pulmonar e bronquiectasia geralmente não ocasionam nenhum tipo de dor.
O que fazer para evitar a embolia pulmonar?
Evite o excesso de peso - pessoas obesas têm duas vezes mais risco de tromboembolismo venoso. Quanto maior o peso, maior o risco. Evite a imobilidade - faça atividade física regularmente e evite ficar imóvel por longos períodos, seja sentado, agachado ou com as pernas cruzadas.
Por que a embolia pulmonar é grave?
- É grave? O quadro de embolia pulmonar é bastante grave, porém tratável na maioria das vezes: cerca de 85% dos pacientes conseguem se curar pelo tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico. A doença pode ter diversas complicações e, em casos extremos, levar à morte súbita.
Quais são os procedimentos para o tratamento de embolia pulmonar?
- O paciente pode passar por procedimentos cirúrgicos em que há a remoção do coágulo de sangue ou, ainda, o uso de um cateter que funciona como um filtro e impede a passagem do coágulo proveniente da perna para o pulmão. Os medicamentos mais usados para o tratamento de embolia pulmonar são: Eliquis. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Quais são os fatores de risco para embolia pulmonar?
- Consequentemente, os fatores de risco para TVP acabam também sendo fatores de risco para embolia pulmonar. São eles: Obesidade. Tabagismo. Varizes e insuficiência venosa dos membros inferiores. Câncer. Idade avançada. Insuficiência cardíaca. Síndrome nefrótica.
Por que a embolia pode levar à morte?
- Quando enumeramos doenças que podem levar à morte, pouco nos lembramos da embolia pulmonar. Ela causa 15% de mortes súbitas e tem causas, muitas vezes, bobas. Por isso, a melhor forma de evitar este mal é a informação, pois, metade das pessoas que morrem por causa da embolia não sabe que têm a doença.