adplus-dvertising

Como são formados os relâmpagos e os trovões?

Índice

Como são formados os relâmpagos e os trovões?

Como são formados os relâmpagos e os trovões?

Os raios e relâmpagos são descargas elétricas formadas no interior de grandes nuvens, as cumulonimbus, a partir de cargas elétricas geradas pelo choque de partículas de gelo que estão dentro das nuvens. Quando há uma determinada quantidade destas cargas, uma faísca dá início ao relâmpago.

O que você sabe sobre raios e trovões?

Raios e trovões: são duas coisas diferentes. Raios são uma descarga elétrica que ocorre entre as nuvens e o solo (ou entre uma nuvem e outra), em decorrência de sua polarização, que ocorre após ou antes uma tempestade. ... Como eles se movem muito rápido, também se aquecem, gerando barulho, no caso, o trovão.

Porque tem trovão quando chove?

“Quando ocorre uma chuva forte e o raio surge na atmosfera, ele, por ser uma corrente elétrica intensa, aquece o ar à sua volta, que se move bruscamente e causa o som do trovão”, diz. Como a luz é mais rápida do que o som, vemos primeiro o raio e só ouvimos o trovão segundos depois.

O que você sabe sobre os trovões?

O barulho, que vem logo depois, é o trovão. Essa diferença entre o raio ou relâmpago e o (trovão) acontece porque a velocidade da luz é mais rápida que a do som, por isso chega antes até nós, aqui na Terra. Raios e trovões podem ser provocados também pelas mudanças de fase (sólida, líquida e gasosa) no meio das nuvens.

Qual a diferença entre raios e trovões?

  • Primeiramente, vamos esclarecer a diferença entre esses três fenômenos: Os raios são grandes descargas elétricas que ocorrem entre uma nuvem e o solo, entre nuvens ou até mesmo dentro de uma mesma nuvem. Chamamos de trovões os sons gerados por essas descargas elétricas.

Quais são os trovões produzidos por raios no solo?

  • Trovões produzidos por raios no solo em geral podem ser escutados até distâncias de 20 km. Trovões produzidos por raios nas nuvens são similares aqueles produzidos por raios no solo porém, em geral, são mais fracos.

Por que isso tem a ver com os raios?

  • Tá, mas o que isso tudo tem a ver com os raios? Bom, da mesma forma que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, cargas elétricas de sinais opostos se atraem. Logo, as cargas negativas das nuvens tenderiam a se aproximar das cargas positivas da superfície terrestre. Porém, o ar não permite que isso ocorra.

Quais são os trovões produzidos por raios na nuven?

  • Trovões produzidos por raios nas nuvens são similares aqueles produzidos por raios no solo porém, em geral, são mais fracos. Durante períodos de fortes chuvas e ventos, esta distância será menor enquanto que, em noites calmas, trovões podem ser escutados a distâncias maiores.

Postagens relacionadas: