O que leva a hipertensão pulmonar?
Índice
- O que leva a hipertensão pulmonar?
- Onde ocorre a hipertensão pulmonar?
- Quais os riscos da hipertensão pulmonar?
- O que significa pressão alta no pulmão?
- Como baixar pressão pulmonar?
- Como medir a pressão pulmonar?
- Qual o fator de risco da hipertensão pulmonar?
- Como identificar a hipertensão pulmonar?
- Como desenvolver a hipertensão pulmonar?
- Quais são os medicamentos para tratar a hipertensão pulmonar?

O que leva a hipertensão pulmonar?
A hipertensão pulmonar ocorre quando o sangue não consegue fluir de maneira uniforme pelos pulmões e se acumula, o que causa a sobrecarga do coração, que precisa de mais força para impulsioná-lo.
Onde ocorre a hipertensão pulmonar?
No quadro de hipertensão pulmonar, ocorrem alterações nos vasos pulmonares e, com isso, o fluxo sanguíneo nos pulmões é prejudicado. Diante dessa dificuldade em fazer o sangue fluir normalmente, o lado direito do coração é obrigado a bombear o sangue com maior intensidade, elevando a pressão arterial desse órgão.
Quais os riscos da hipertensão pulmonar?
No quadro de hipertensão pulmonar, ocorrem alterações nos vasos pulmonares e, com isso, o fluxo sanguíneo nos pulmões é prejudicado. Diante dessa dificuldade em fazer o sangue fluir normalmente, o lado direito do coração é obrigado a bombear o sangue com maior intensidade, elevando a pressão arterial desse órgão.
O que significa pressão alta no pulmão?
A hipertensão arterial pulmonar (HAP) é uma doença rara que faz com que a pressão arterial nos pulmões seja mais alta. Apesar de poder atingir qualquer pessoa, a HAP é mais comum em mulheres, principalmente naquelas entre 20 e 40 anos.
Como baixar pressão pulmonar?
1. Uso de medicamentos
- Vasodilatadores como epoprostenol, treprostinil ou iloprost: ajudam a relaxar e abrir os vasos sanguíneos estreitos, melhorando o fluxo sanguíneo dentro dos pulmões;
- Estimuladores de guanilato ciclase como o riociguat: relaxam as artérias pulmonares e reduzem a pressão dentro dos pulmões;
Como medir a pressão pulmonar?
Um diagnóstico definitivo de hipertensão pulmonar geralmente requer a introdução de um tubo através de uma veia em um braço ou uma perna até o lado direito do coração para medir a pressão sanguínea no ventrículo direito e na artéria pulmonar (cateterismo do lado direito do coração ).
Qual o fator de risco da hipertensão pulmonar?
- Outro fator de risco para a hipertensão pulmonar é o histórico familiar da doença. Alguns genes podem estar ligados à hipertensão pulmonar. Estes genes podem causar um crescimento excessivo de células nas pequenas artérias dos pulmões, tornando-as mais estreitas.
Como identificar a hipertensão pulmonar?
- Como identificar. O diagnóstico de hipertensão pulmonar é feito através da história clínica e exame físico colhidos pelo pneumologista ou cardiologista, além de realização de exames, como Raio-X de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma, que mostram alterações no coração e na circulação de sangue.
Como desenvolver a hipertensão pulmonar?
- Qualquer pessoa pode desenvolver a hipertensão pulmonar, porém é mais comum em mulheres acima dos 30 anos. Apesar de não estarem totalmente esclarecidas, as alterações da circulação pulmonar estão relacionadas a aumento da inflamação, fibrose e estreitamento dos vasos sanguíneos. Assim, as principais causas, são:
Quais são os medicamentos para tratar a hipertensão pulmonar?
- Os medicamentos que o pneumologista pode prescrever para tratar a hipertensão pulmonar são: Antagonistas do receptor de endotelina como bosentana, macitentana ou ambrisentana: bloqueiam o efeito da endotelina, uma substância presente nas paredes dos vasos sanguíneos que causa o estreitamento das artérias pulmonares;