Quais os efeitos colaterais do corticoide?
Índice
- Quais os efeitos colaterais do corticoide?
- Porque não pode tomar corticoide por muito tempo?
- Por que corticoide faz mal?
- O que é corticoide e para que serve?
- O que acontece se parar de tomar corticoide de uma vez?
- Qual o efeito do corticoide no organismo?
- Quais podem ocorrer durante o tratamento com corticoides?
- Por que os corticoides estão disponíveis?
- Qual o tempo de interrupção do corticoide?
- Por que o corticoide é indicado para a inflamação?

Quais os efeitos colaterais do corticoide?
Os efeitos mais comuns dos corticoides
- Insuficiência da glândula suprarrenal.
- Síndrome de Cushing.
- Osteoporose.
- Catarata.
- Trombose.
- Úlceras.
- Hipertensão arterial (pressão alta).
- Hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue).
Porque não pode tomar corticoide por muito tempo?
Além desses sintomas da síndrome, o uso prolongado de corticoides pode causar também afinamento da pele, gastrite, úlcera, problemas nos dentes, miopia, glaucoma, catarata, osteoporose, insônia, depressão, acne, hipertensão e até mesmo diabetes.
Por que corticoide faz mal?
O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido à alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço. Além disso, rubor facial e aumento da pressão arterial são efeitos indesejáveis relativamente frequentes.
O que é corticoide e para que serve?
Ou seja, é uma versão sintética de alguns dos nossos hormônios. A prednisona é utilizada no tratamento de diversos problemas: alergias, distúrbios endócrinos e osteomusculares e doenças dermatológicas, reumatológicas, oftalmológicas e respiratórias, entre outras.
O que acontece se parar de tomar corticoide de uma vez?
A administração de glicocorticoide exógeno pode ser capaz de suprimir o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Dessa forma, a cessação abrupta do tratamento com corticoides ou com desmame muito rápido pode levar a sinais/sintomas referentes à insuficiência adrenal.
Qual o efeito do corticoide no organismo?
Quando um pessoa está com uma inflamação, são diversas as substâncias responsáveis por este processo e que refletem no corpo inteiro. O corticoide, agindo como o hormônio cortisol potencializado, impede a produção de várias destas substâncias envolvidas na inflamação e na resposta imune da pessoa.
Quais podem ocorrer durante o tratamento com corticoides?
- Alguns dos efeitos adversos mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento são: 1. Aumento de peso. Durante o tratamento com corticoides, algumas pessoas podem sofrer aumento de peso, porque este medicamento pode levar à redistribuição da gordura corporal, ... O uso de corticoides pode levar ao surgimento de sintomas como azia, ...
Por que os corticoides estão disponíveis?
- Os corticoides estão disponíveis nas mais diferentes formas farmacêuticas e recomendações de uso. Pode ser encontrado em medicamentos via oral (comprimidos e xaropes), de forma injetável, como colírio, para uso tópico (pomadas e cremes) e até via inalatória - comumente utilizada para o tratamento da bronquite asmática crônica.
Qual o tempo de interrupção do corticoide?
- Se o medicamento for administrado por um tempo maior que este, o médico geralmente orienta o paciente a fazer a interrupção gradual da ingestão do corticoide já que a interrupção brusca do remédio pode causar diversos problemas. O paciente pode, nesse caso, ter taquicardia, choque, desidratação e até correr risco de morte.
Por que o corticoide é indicado para a inflamação?
- Em todas elas, o corticoide é usado para diminuir a resposta imunológica e, consequentemente, a inflamação. De acordo com Bendet, contudo, o remédio só é opção quando anti-inflamatórios não hormonais não surtem efeito. “Ele é fantástico em diminuir a resposta inflamatória, mas, por ser hormônio, o uso constante traz efeitos”, frisa.