Quem tem transtorno de borderline?

Quem tem transtorno de borderline?
O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.
Qual a causa do transtorno de borderline?
Não existe uma causa específica para quem desenvolve a síndrome de borderline, sendo as crises geralmente manifestadas após conflitos emocionais difíceis ao longo da vida, que podem ser experiências como de morte ou separação, até abuso sexual – principalmente na infância e/ou adolescência.
Quais são os sintomas de transtorno de personalidade borderline?
- Os sintomas de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) são, principalmente: Instabilidade emocional. Desregulação afetiva excessiva. Sentimentos intensos e polarizados do tipo “tudo ótimo e tudo péssimo” ou “eu te adoro e eu te odeio”. Angústia de abandono.
Quais os sintomas da síndrome de Borderline?
- A pessoa com síndrome de Borderline apresenta sintomas como impulsividade, visão distorcida de si e dos outros, medo de abandono ou de ficar sozinho e reações agressivas e intensas.
Qual o significado do termo borderline?
- Do inglês, “borderline” se refere ao que é limítrofe, que está na fronteira ou que é incerto. Esse termo ajuda a definir esse transtorno, também conhecido como transtorno de personalidade limítrofe.
Qual a diferença entre Borderline e transtorno bipolar?
- Uma confusão comum é associar o Transtorno Borderline ao Transtorno Bipolar. A diferença entre os dois é explicada pela professora: "A bipolaridade alterna momentos de depressão e de mania, ou agitação. Isso pode ocorrer com quem tem Borderline, mas não é o que o caracteriza".