Como é a morfologia viral?
Como é a morfologia viral?
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, pois suas manifestações vitais ocorrem apenas no interior do corpo de outros seres vivos. Quimicamente, são formados por DNA ou RNA e proteínas. Alguns exemplos de vírus que podem ser altamente letais são a raiva e a Aids.
Qual a morfologia dos vírus e sua estrutura?
ESTRUTURA DO VÍRUS Todos os vírus contêm um genoma de ácidos nuclêicos (RNA ou DNA) e uma capa protêica protetora (chamada capsídio). O genoma de ácido nuclêico mais a capa protêica protetora é chamado de nucleocapsídio que tem uma simetria icosaédrica, helicoidal ou complexa.
Qual é a estrutura básica de um vírus?
Sua estrutura básica é composta de dois componentes apenas: algum tipo de ácido nucléico e um envoltório feito de proteínas, chamado de capsídeo. Ao conjunto dos ácidos nucleicos com o capsídeo chamamos de nucleocapsídeo.
Quem é o vírus da microbiologia?
- Microbiologia -Vírus Prof. Márcia G. Perdoncini Um único vírus, ao invadir uma célula, pode assumir o comando das atividades celulares e fazer com que a célula hospedeira passe a trabalhar quase exclusivamente na produção de novos vírus. Fora das células vivas, eles se cristalizam e podem manter-se, como um sal qualquer se mantém num
Qual a estrutura básica de um vírus?
- Observe a estrutura básica de um vírus. Alguns vírus possuem ainda um envelope localizado externamente ao capsídio e que é formado por lipídios, proteínas e carboidratos. Essa estrutura deriva do sistema de membranas da célula parasitada e é adquirida no momento em que o vírus é eliminado pelo processo de brotamento.
Quais são as características virais do vírus?
- Existem outros também como o tamanho, as características físico-quimicas, as proteínas virais, os sintomas da doença, a antigenicidade, etc. As características virais são consideradas para classificar os vírus em ordens, famílias e, em alguns casos, em subfamílias e gêneros.
Como foi a descoberta do vírus?
- → Descoberta dos vírus. Por serem organismos muito pequenos, a descoberta do vírus não foi uma tarefa fácil. Adolf Mayer, em 1883, estudava a doença do mosaico do tabaco e descobriu que a doença poderia ser transmitida por meio da seiva da planta quando esfregada em outra.