Como funciona o medo?

Como funciona o medo?
O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.
Qual a região do cérebro responsável pela reação ao medo?
- Pesquisadores da Academia de Ciências Chinesa descobriram qual região do cérebro é responsável pela reação ao medo. Ela fica localizada nas amígdalas, área responsável pela tomada de decisões, geração de emoções e onde se traduz se a reação do cérebro deve ser a de enviar comandos para ficar, ou para correr.
Como isso afeta o cérebro?
- “Isso prejudica os estudos, estimula a liberação do hormônio cortisol – que também é liberado no estresse – e pode causar o famoso “branco’”, explica ele . Essa situação de ameaça acaba sobrecarregando o cérebro, principalmente na parte do córtex frontal, onde armazenamos a nossa memória recente.
Quais são as sensações do cérebro?
- Ambas as sensações são “processadas” no cérebro, no sistema límbico, especialmente pela região chamada “tálamo”. O cérebro entende que algo ruim irá acontecer, liberando adrenalina no organismo para que ele fique atento e preparado para fugir do perigo real ou imaginado.
Qual é o medo do corpo?
- O medo é uma sensação que tem como consequência a liberação de hormônios como a ad. É claro que, ao sentir medo, você não é capaz de perceber o que de fato está acontecendo no seu corpo.