Como tratar espessamento pleural?

Como tratar espessamento pleural?
Se o distúrbio for leve e apenas pequenas partes da pleura forem afetadas, pode não ser necessário um tratamento. Quando uma parte do pulmão fica coberta com fibrose e a respiração é afetada, os médicos podem precisar fazer cirurgia para remover a pleura fibrótica.
Como desinflamar a pleura?
Como é feito o tratamento O tratamento para pleurite deve ser indicado pelo pneumologista ou clínico geral de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, sendo normalmente indicado o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, para reduzir a dor e aliviar o desconforto.
O que é o espessamento pleural?
O espessamento pleural difuso é uma doença da pleura visceral. Não é específico da exposição ao asbesto e pode aparecer como seqüela de uma reação inflamatória relacionada, por exemplo, com tuberculose, cirurgia torácica, hemotórax decorrente de traumas ou reação a drogas.
Qual médico cuida da pleura?
É o pneumologista. Trata-se do profissional cujo foco de atuação é diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes que possuam alguma doença que esteja afetando o pulmão, traqueia, brônquios e bronquíolos e, consequentemente, prejudicando o processo de respiração.
Qual é o nome do líquido pleural?
- Dentro dele encontra-se uma pequeníssima lâmina de líquido, que faz papel de lubrificante, impedindo o atrito entre as duas camadas de pleura quando os pulmões se enchem e quando se esvaziam de ar. Este líquido recebe o óbvio nome de líquido pleural.
Como ocorre a inflamação da pleura?
- A inflamação da pleura causa a substituição da membrana pleural fina por um tecido fibroso espesso. Na maioria dos casos, o espessamento se resolve quase completamente após a resolução da inflamação. Algumas pessoas continuam com um grau mínimo de espessamento pleural que, em geral, não causa sintomas nem compromete a função pulmonar.
Quais são as sequelas de inflamação pleural?
- Fibrose e calcificação pleurais são, em geral, sequelas benignas de inflamação pleural ou exposição ao asbesto. Suspeitam-se e diagnosticam-se esses distúrbios com base em exames de imagem. A inflamação pleural comumente acarreta espessamento pleural agudo em decorrência da fibrose.
Qual o sintoma comum do derrame pleural?
- Outro sintoma comum do derrame pleural é a dor torácica que costuma ocorrer quando a pleura está irritada. Esta é uma dor em pontada que se agrava toda vez que o paciente respira fundo. Este tipo de dor recebe o nome de dor pleurítica. Muitas vezes há também uma tosse seca irritativa.