Como é a moleira de um Recém-nascido?
Índice
- Como é a moleira de um Recém-nascido?
- Quais os cuidados com a moleira do bebê?
- O que pode acontecer se apertar a moleira do bebê?
- Quando a moleira do bebê está funda o que significa?
- Porque o bebê fica com a moleira funda?
- Qual é a função da moleira?
- Tem que cobrir a moleira do bebê?
- Porque não pode pegar na moleira do bebê?
- Quais são as moleiras do bebê?
- Por que as moleiras são essenciais para o parto?
- Por que as moleiras podem estar mais altas?
- Quais são as moleiras do crânio?
Como é a moleira de um Recém-nascido?
O que é moleira? A cabeça do bebê é formada por seis ossos e um tecido flexível e elástico chamado sutura. Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.
Quais os cuidados com a moleira do bebê?
Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira. Também é importante evitar o uso de acessórios que pressionem a região como faixas, presilhas e bonés.
O que pode acontecer se apertar a moleira do bebê?
Os ossos do crânio dos recém-nascidos e dos bebês até 18 meses são muito frágeis e quanto lesionados por pancada na cabeça, dependendo da intensidade, podem até não fraturar, mas deformar-se.
Quando a moleira do bebê está funda o que significa?
A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado, que pode incluir apenas alguns cuidados em casa como dar muitos ...
Porque o bebê fica com a moleira funda?
A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado, que pode incluir apenas alguns cuidados em casa como dar muitos ...
Qual é a função da moleira?
As fontanelas fazem com que os ossos do crânio possam se movimentar, permitindo assim que a cabeça do bebê passe de maneira mais fácil pelo canal do parto, fenômeno denominado de cavalgadura.
Tem que cobrir a moleira do bebê?
Mito. A moleira é apenas o afastamento dos ossos do crânio e fecha entre 15 e 18 meses de vida. Até lá, a mãe pode - e deve - lavar, pentear e acariciar, normalmente, a cabeça sem medo.
Porque não pode pegar na moleira do bebê?
Mito. A moleira é apenas o afastamento dos ossos do crânio e fecha entre 15 e 18 meses de vida. Até lá, a mãe pode - e deve - lavar, pentear e acariciar, normalmente, a cabeça sem medo. A temperatura da bolsa de água quente deve ser igual a do corpo.
Quais são as moleiras do bebê?
- As moleiras do bebê são uma das preocupações dos pais logo quando o bebê nasce. As fontanelas, nome oficial das "moleiras", são aberturas no osso do crânio do bebê separadas por linhas também abertas, chamadas suturas.
Por que as moleiras são essenciais para o parto?
- As moleiras são essenciais para o momento do parto, pois possibilitam que a cabeça do bebê se comprima e saia sem traumas, independentemente se for um parto normal ou cesárea.
Por que as moleiras podem estar mais altas?
- Outras moleiras podem estar mais altas, tensas ou abauladas. “Pode significar uma lesão ocupando espaço no cérebro e causando o que se chama de hipertensão intracraniana, condição grave e com uma série de riscos. Ainda pode significar edema cerebral com hipertensão intracraniana”, alerta Rita de Cassia.
Quais são as moleiras do crânio?
- As moleiras estão localizadas nas divisórias dos ossos que compões o crânio. “Um recém-nascido tem até oito moleiras, mas algumas não são visíveis por serem espaços muito pequenos”, constata Rita de Cassia.