Como se explica o magnetismo terrestre?

Como se explica o magnetismo terrestre?
De acordo com a Teoria Dínamo, que é a teoria atualmente mais aceita sobre a origem do magnetismo terrestre, conforme o núcleo se movimenta as partículas de ferro e níquel entram em atrito energizando seus íons e dando origem ao campo magnético da Terra.
Qual a origem do campo magnético terrestre?
- Ainda não temos uma explicação correta para a origem do campo magnético terrestre, mas a hipótese mais aceita diz que o campo magnético terrestre se origina das intensas correntes elétricas que circulam seu interior e não da existência de grande quantidade de ferro magnetizado também em seu interior. Por Domiciano Marques
Qual a importância do campo magnético para a terra?
- Por conta disso, os metais geram cargas elétricas que se movem e geram o campo com magnetismo. Esse campo, para a Terra, possui grande importância. Isso porque é por conta do campo magnético terrestre que gases atmosféricos e partículas solares são impedidos de atravessar as camadas do planeta.
Qual a função do campo magnético?
- A principal função dele é a manutenção da atmosfera e, consequentemente, da vida na Terra. O campo magnético protege as camadas de ar ao minimizar ataques de ventos solares. Sem tal defesa, as partículas lançadas pelo Sol arrancariam a atmosfera do planeta.
Como funciona o magnetismo terrestre?
- O magnetismo terrestre atua como um escudo de proteção para o Planeta. As linhas de energia que “saem” do polo norte magnético em direção ao polo sul magnético desviam da superfície terrestre as partículas emitidas pelos ventos solares.