Quais os sintomas de lipase alta?
Índice
- Quais os sintomas de lipase alta?
- O que pode aumentar a lipase?
- O que significa dosagem de amilase?
- Para que serve o exame de amilase e lipase?
- Quais doenças podem causar a lipase alta?
- Quais são os valores aumentados de lipase?
- Como é tratada a lipase no sangue?
- Quais são possíveis formas de tratamento da enzima lipase?

Quais os sintomas de lipase alta?
O exame para avaliar os valores da lipase são feitos quando há suspeita de uma das doenças citadas acima ou quando há a presença de sintomas como febre, dor abdominal intensa, gordura nas fezes, perda de peso e náuseas e vômitos.
O que pode aumentar a lipase?
A principal causa de lipase alta é a pancreatite aguda, em que os níveis de lipase podem ficar até 10 vezes mais altos que o normal, podendo elevar até 8 horas após uma crise de pancreatite e permanecer alta até 14 dias após a crise.
O que significa dosagem de amilase?
A medida da amilase no sangue é usada, com frequência, junto com a dosagem de lipase, para o diagnóstico e o acompanhamento de pancreatites e de outras doenças pancreáticas. Podem ser pedidas também a dosagem de amilase na urina e a depuração da creatinina. Em alguns casos, a amilase é medida no líquido peritonial.
Para que serve o exame de amilase e lipase?
O exame de lipase é feito em conjunto com outros exames de sangue, inclusive amilase, e pode confirmar o diagnóstico de problemas no pâncreas. Geralmente a amílase e o lipase são elevados durante a pancreatitie aguda.
Quais doenças podem causar a lipase alta?
- Tumores no pâncreas também podem causar níveis elevados de lipase. Finalmente, o trauma no pâncreas, seja por lesão ou por uma operação ou procedimento cirúrgico, pode causar a lipase alta. – Vesícula biliar e problemas intestinais A colecistite, uma infecção da vesícula biliar, pode causar a lipase alta.
Quais são os valores aumentados de lipase?
- De uma forma geral, pode-se dizer que valores aumentados de lipase estão relacionados à pancreatite aguda, a câncer pancreático, a hemorragias, a afecções hepáticas, gastroenterite viral, colecistite, hemodiálises, hemorragias intracranianas, úlceras duodenais e cirrose hepática.
Como é tratada a lipase no sangue?
- A taxa elevada de lipase no sangue normalmente é tratada de acordo com a causa do problema, pois seus níveis aumentados indicam a existência de alguma doença no sistema digestivo, especialmente a pancreatite aguda. Esse teste geralmente é feito junto com a medição da amilase, pois ambas favorecem um melhor diagnóstico da causa do problema.
Quais são possíveis formas de tratamento da enzima lipase?
- Para normalizar os níveis elevados da enzima lipase no sangue, o médico irá prescrever certos medicamentos e indicar mudanças na dieta. Dentre as possíveis formas de tratamento, estão: Alteração da dieta para uma alta em fibras e com baixo teor de gorduras e carne vermelha para facilitar o processo de digestão pelas enzimas;