O que é um delírio niilista?
Índice
- O que é um delírio niilista?
- Qual o problema do niilismo?
- O que é a síndrome de Cotard?
- O que é a síndrome de Capgras?
- Quais são as três formas do niilismo?
- Quais foram os principais filósofos alemães que abordaram o niilismo?
- Quais são as vantagens do niilismo europeu?
- Qual o significado do termo nihilismo?

O que é um delírio niilista?
Também conhecido como delírio de negação ou niilista (relativo a niilismo, ponto de vista que considera não haver sentido na existência), esse transtorno mental faz que seus portadores questionem a própria existência.
Qual o problema do niilismo?
O diagnóstico do niilismo é feito de forma contundente pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que enfatizou que a crise de valores niilista atingiu não apenas os ateus, mas alcançou uma escala planetária. O homem hipermoderno substitui a autoridade divina pela História, pela tecnociência, a razão e o progresso.
O que é a síndrome de Cotard?
Foi descrita por Jules Cotard como um delírio negativo sistematizado autônomo, caracterizado por ideias niilistas de negação e distorção da realidade de quem é acometido, fazendo com que sinta o cheiro de sua própria carne em estado de putrefação e os vermes se alimentando de seu corpo.
O que é a síndrome de Capgras?
A síndrome de Capgras é a crença delirante de que uma pessoa foi substituída por outra (“um impostor”), que seria psicologicamente diferente, mas fisicamente idêntica ao substituído.
Quais são as três formas do niilismo?
- Para Nietzsche, a crença nas categorias da razão nos faz acreditar num mundo que precisa ser visto por meio de falsas referências. Segundo Giacoia Junior [4], “ Nietzsche tematiza três formas do niilismo, considerado como ‘estado psicológico’, ou seja, como conteúdo da consciência reflexiva.
Quais foram os principais filósofos alemães que abordaram o niilismo?
- Os principais filósofos alemães que abordaram e se aprofundaram sobre o tema do niilismo foram: 1 Friedrich Schlegel (1772-1829) 2 Friedrich Hegel (1770-1831) 3 Friedrich Nietzsche (1844-1900) 4 Martin Heidegger (1889-1976) 5 Ernst Jünger (1895-1998) 6 Arthur Schopenhauer (1788-1860) 7 Jürgen Habermas (1929-) More ...
Quais são as vantagens do niilismo europeu?
- No texto Niilismo europeu[2], o autor realiza uma pequena reflexão sobre a interpretação moral-cristã: Quais são as vantagens que oferece a hipótese moral cristã? 1. ela conferia ao homem um valor absoluto, em oposição à sua pequenez e à sua natureza fortuita no fluxo do devir e do desaparecer;
Qual o significado do termo nihilismo?
- Do latim, o termo “ nihil ” significa “nada”. Trata-se, portanto, de uma filosofia, que apoiada ao ceticismo, é destituída de normas indo contra os ideais das escolas materialistas e positivas. Note que o termo niilismo é utilizado de diferentes maneiras. Para alguns estudiosos é um termo negativo, pessimista, associado à destruição, ...