O que causa pedra na glândula salivar?
Índice
- O que causa pedra na glândula salivar?
- O que fazer quando a glândula salivar inchada?
- Como evitar cálculo salivar?
- Como tratar Sialolitíase?
- Como se calcula o fluxo salivar?
- Como fazer os cálculos das glândulas salivares?
- Como é a secreção salivar?
- Quais são as estruturas salivares?
- Como ocorre a infecção das glândulas salivares?

O que causa pedra na glândula salivar?
Possíveis causas A sialolitíase ocorre devido ao entupimento dos ductos das glândulas salivares, que é provocado por pedras que podem formar-se devido à cristalização de substâncias da saliva como o fosfato de cálcio e o carbonato de cálcio, fazendo com que a saliva fique presa nas glândulas e provoque inchaço.
O que fazer quando a glândula salivar inchada?
Aplicar uma compressa morna por baixo do queixo: ajuda a diminuir a congestão das glândulas afetadas. No caso de existir inchaço da lateral do rosto também se deve aplicar a compressa nesse local; Fazer bochechos com água morna e bicarbonato de sódio: reduz a inflamação e ajuda a limpar a boca, diminuindo a dor.
Como evitar cálculo salivar?
O aumento do fluxo salivar também pode ser eficaz para expelir o cálculo. Para isso, é importante manter uma boa hidratação ou consumir bebidas e alimentos que estimulem uma salivação maior, como aqueles cítricos.
Como tratar Sialolitíase?
O tratamento consiste desde uma simples estimulação glandular utilizando substância cítrica, massagem (“ordenha”) e hidratação, visando tornar mais fácil a excreção, ou, nos casos de sialolitos de grandes dimensões, a retirada por meio de procedimento cirúrgico.
Como se calcula o fluxo salivar?
Pingar até cinco gotas de dimeticona (Figuras 3 e 4) mexendo vigorosamente com uma espátula para incorporá-la à saliva (Figura 5). Usar três gotas até 4 ml de espuma; quatro gotas até 8 ml; cinco gotas acima de 8 ml de espuma. Cada gota de dimeticona corresponde a 0,02 ml.
Como fazer os cálculos das glândulas salivares?
- No caso dos cálculos das glândulas salivares, as pessoas podem tomar analgésicos, beber mais líquidos, massagear as glândulas, aplicar compressas mornas e estimular o fluxo com suco de limão ou chicletes, balas azedinhas, ou uma combinação deles.
Como é a secreção salivar?
- COMO OCORRE? Como produto da atividade das glândulas salivares, forma-se a secreção salivar (saliva), cuja produção diária é em torno de 8ml. Os principais componentes da saliva são proteínas e sais minerais, com função lubrificante, digestiva e antibacteriana.
Quais são as estruturas salivares?
- Com a precipitação de sais de cálcio e a falta de colóides protetores, cálculos podem se formar e inibir a secreção salivar. Tais estruturas, formam-se quase que exclusivamente nas glândulas salivares maiores, principalmente na glândula submandibular. O sialólito pode ser redondo, oval ou alongado.
Como ocorre a infecção das glândulas salivares?
- A infecção das glândulas salivares também é chamada sialoadenite. A maior parte das infecções das glândulas salivares ocorre em pessoas que têm algo que bloqueie o fluxo da saliva (como um cálculo) ou que têm um fluxo muito pequeno de saliva. Infecções são mais comuns na glândula parótida e normalmente ocorrem em pessoas que