O que é o ciúme patológico?
Índice
- O que é o ciúme patológico?
- Qual o tratamento para o ciúme patológico?
- Como identificar o ciúme patológico?
- Quando o ciúme passa a ser doença?
- O que é o ciúme para a psicanálise?
- Quais tipos de transtornos uma pessoa com ciúme pode causar?
- O que quer dizer o ciúme excessivo?
- Quando vc tem muito ciúmes?
- Qual o tratamento para ciúme patológico?
- Como superar o ciúme patológico?
- Quem sofra de ciúme patológico?
- Quando ocorre o ciúme?

O que é o ciúme patológico?
No ciúme patológico, são diversas as emoções experimentadas, como ansiedade, depressão, raiva, vergonha, humilhação, culpa e desejo de vingança. Vulnerável e muito desconfiado, com autoestima muito rebaixada, o portador tem como defesa um comportamento impulsivo, egoísta e agressivo.
Qual o tratamento para o ciúme patológico?
O tratamento do Ciúme Patológico Como em todas as modalidades o ciúme patológico, será tratado a partir de interdisciplinaridade e fundamentalmente da Terapia Cognitivo – Comportamental (TCC).
Como identificar o ciúme patológico?
Sintomas do ciúmes
- Pensamentos de traição e abandono;
- Busca constante por pistas ou evidências que indiquem uma traição;
- Medo excessivo de perder a pessoa, causando até mal-estar físico;
- Análise constante dos pensamentos, gestos e atitudes do outro;
- Violação da privacidade;
- Controle excessivo do dia a dia do outro;
Quando o ciúme passa a ser doença?
O ciúme está sempre presente na vida do indivíduo com transtorno delirante. Todas as situações que o fizeram sentir ciúme e os sentimentos subjacentes como raiva, tristeza, impotência e angústia são guardados e trazidos à tona a qualquer momento.
O que é o ciúme para a psicanálise?
Aqui o ciúme está relacionado à concorrência com o rival, à perda do objeto amado e ao narcisismo. Nesse tipo de ciúme o que está em questão é mais o amor próprio do que o amor ao outro. O ciumento acha que pode perder a pessoa amada para outra, então na verdade o que o ciumento não admite é perder.
Quais tipos de transtornos uma pessoa com ciúme pode causar?
Para os especialistas, o ciúme patológico está relacionado aos Transtornos do Espectro Obsessivo Compulsivo. No ciúme patológico as emoções estão desequilibradas tais como: ansiedade, depressão, raiva, vergonha, insegurança, humilhação, perplexidade, culpa, aumento do desejo sexual e desejo de vingança.
O que quer dizer o ciúme excessivo?
Ciúme patológico: Quando a pessoa tem suspeitas fantasiosas, imaginárias e infundadas, geralmente sem corresponder com a realidade sobre seu companheiro.
Quando vc tem muito ciúmes?
O ciúme excessivo pode ser um indicador de inseguranças derivadas de fatores reais (problemas no relacionamento, falta de confiança, traições etc); insegurança oriundas de conflitos internos como: baixa auto-estima, percepção de si mesmo como inadequado ou não merecedor do amor e afeto da pessoa "amada", ou então a ...
Qual o tratamento para ciúme patológico?
- Diante do grande sofrimento causado, o tratamento para ciúme patológico geralmente é: Psiquiátrico: o psiquiatra vai receitar medicamentos (antidepressivos e/ou antipsicóticos caso haja outros transtornos por detrás) para controlar os sintomas da doença.
Como superar o ciúme patológico?
- Para superar o ciúme patológico, é necessário que a pessoa que sofre dele seja submetida a um tratamento psicológico.
Quem sofra de ciúme patológico?
- O ciúme patológico, também conhecido como ciúme doentio ou Síndrome de Otelo, pode até chegar a destruir um relacionamento, assim como prejudicar o bem-estar emocional da pessoa que o sofre. O que faz com que alguém sofra de ciúme patológico?
Quando ocorre o ciúme?
- O ciúme é um sentimento comum e todos nós já experenciamos na vida essa emoção. Ele ocorre quando queremos zelar por alguém, demonstrar nossa preocupação, respeito, proteção e zelo pela pessoa amada.