O que causa aumento do volume abdominal?
Índice
- O que causa aumento do volume abdominal?
- O que pode causar inchaço abdominal?
- O que é uma distensão abdominal?
- Quando a barriga aumenta?
- Como saber se estou com retenção de líquido abdominal?
- Porque fico com a barriga inchada depois de comer?
- Como identificar distensão abdominal?
- Qual a causa da dilatação estomacal ou abdominal?
- Por que os fisiculturistas estão mais afetados com a dilatação abdominal?
- Qual o tratamento definitivo da dilatação?
- Qual a causa da distensão abdominal?

O que causa aumento do volume abdominal?
As primeiras causas a se considerar são problemas digestivos, como intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável ou constipação. Excesso de gases também é outra condição que leva ao aumento da região.
O que pode causar inchaço abdominal?
O excesso de gases, além de causar flatulência, causa distensão abdominal. Essa distensão que dá a sensação de inchaço e ganho de peso. Os alimentos que colaboram para esse inchaço são os ricos em sal e sódio, como os industrializados, embutidos, conservas e até mesmo bacalhau ou carne-seca. 2.
O que é uma distensão abdominal?
Todas as pessoas produzem gases intestinais, mas quando em excesso contribuem para uma sensação de inchaço ou plenitude (distensão) e cólicas abdominais. O acúmulo excessivo de gases nas alças intestinais promove distensão, também chamada de meteorismo.
Quando a barriga aumenta?
Essa gordura localizada pode estar relacionada à genética, à alimentação, ao sedentarismo e também à forma de se vestir, já que calças largas contribuem para o aumento da barriga. E essa é uma luta tanto de homens quanto de mulheres, que costumam sofrer mais após a menopausa, em decorrência da baixa produção hormonal.
Como saber se estou com retenção de líquido abdominal?
Alguns sintomas podem acompanhar a retenção de líquido e necessitam de atendimento médico o mais rápido possível e incluem:
- Falta de ar;
- Tosse ou expectoração;
- Dor no peito;
- Dor de cabeça;
- Dor abaixo das costelas;
- Dor ou inchaço persistente nas pernas;
- Inchaço repentino;
- Pele esticada ou brilhante;
Porque fico com a barriga inchada depois de comer?
Como já mencionamos, na maioria das vezes a barriga inchada se deve a gases que se acumulam em algum lugar do trato digestivo, no intestino ou no estômago. O que acontece é que esses gases fazem com que o abdômen se distenda e cause desconforto e até dor.
Como identificar distensão abdominal?
Sintomas
- Dor e incômodos na região;
- Febre;
- Constipação intestinal ou diarreia;
- Náuseas ou vômitos;
- Perda de apetite;
- Problemas para evacuar;
- Fadiga;
- Problemas na concentração;
Qual a causa da dilatação estomacal ou abdominal?
- A dilatação estomacal ou abdominal, como citada, pode ser gerada por inúmeros fatores. Porém, as questões genéticas também não podem ser desconsideradas. Além disso, existem patogenias as quais podem causar a dilatação na região abdominal, como esteatoses hepáticas, síndrome do intestino encurtado ou mesmo excessos de gases pela má digestão.
Por que os fisiculturistas estão mais afetados com a dilatação abdominal?
- Apesar de ser um fato que os fisiculturistas talvez sejam os mais afetados com a dilatação abdominal e que, talvez tenham maior prejuízo com isso, pessoas as quais praticam outros esportes além da musculação ou mesmo pessoas que unicamente praticam esportes pela qualidade de vida e bem-estar, também passam por esse problema.
Qual o tratamento definitivo da dilatação?
- O tratamento definitivo é o cirúrgico, mas conforme as condições físicas do paciente, como a necessidade de tratar outros problemas antes da realização da cirurgia, pode-se realizar o tratamento clínico com o objetivo de controlar a progressão da dilatação e complicações da sua possível ruptura.
Qual a causa da distensão abdominal?
- A distensão abdominal tem como principal causa a produção de gases, muitas vezes decorrentes da ingestão de alimentos e bebidas ou má digestão. Contudo, o abdômen também pode ficar distendido em casos de gravidez, prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, verminoses,...