adplus-dvertising

Quais as causas de formação de escaras?

Índice

Quais as causas de formação de escaras?

Quais as causas de formação de escaras?

As escaras, também conhecidas como úlceras de pressão ou escaras de decúbito, são um tipo de lesão provocada em nossa pele. Sua principal causa é a falta prolongada de uma irrigação adequada de sangue e oferta de nutrientes em alguma parte do nosso corpo que esteja sofrendo uma pressão externa.

Como cuidar de escaras nas nádegas?

O tratamento das escaras deve seguir o seguinte procedimento:

  1. Quando a ferida ainda não rompeu a pele (há apenas vermelhidão no local), deve-se massagear a pele com óleos ou cremes hidratantes.
  2. Quando a ferida já rompeu a pele, deve-se: Lavar a escara com soro fisiológico 0,9% morno.

Como começa uma escara?

As escaras são causadas pela pressão contínua em regiões de proeminência óssea. O fato de permanecer muito tempo na mesma posição faz com que o peso seja direcionado a uma única região, machucando a pele e levando ao surgimento de feridas.

O que passar na escara?

O tratamento para escara, ou úlcera de decúbito como é conhecida cientificamente, pode ser feito com laser, açúcar, pomada de papaína ou óleo dersani, por exemplo, dependendo da profundidade da escara.

Quanto tempo demora para curar escaras?

Depois que uma escara se desenvolve, pode levar dias, meses ou até anos para cicatrizar, e por isso, deve-se fazer o tratamento recomendado pelo médico para evitar a infecção da ferida que pode se espalhar pelo corpo e ainda causar sintomas como confusão mental, batimento cardíaco acelerado ou fraqueza generalizada.

Quanto tempo aparece escara?

Uma escara pode aparecer em poucos dias e progredir rapidamente, mas para cicatrizar pode levar meses. A principal complicação da escara é a infecção que inicialmente é local, mas pode disseminar-se. Outra complicação é a infecção óssea (osteomielite).

Como evitar o aparecimento de escaras?

  • A melhor forma de prevenir escaras é alternar o decúbito frequentemente. Uma forma de evitar esquecimentos é o cuidador apontar o horário em que fez a última mudança de posição ou coloque um alarme lembrando a próxima. Há ainda um conjunto de pequenas coisas que pode fazer para evitar o aparecimento de escaras.

Por que o aparecimento de escaras em idosos?

  • O aparecimento de escaras em idosos é favorecido principalmente pela falta de mudança de decúbito, ou seja, quando o idoso permanece por muito tempo na mesma posição. Diz-se frequentemente, no âmbito da enfermagem, que um idoso bem cuidado não irá desenvolver escaras.

Quais são os sintomas das escaras?

  • Os sintomas costumam variar, provocando dor principalmente em pessoas mais sensíveis. As lesões podem evoluir sem serem percebidas e são diferenciadas em quatro graus de acordo com a gravidade. No grau primário, as escaras são consideradas eritemas, atingindo camadas superficiais da pele.

Qual o grau para o surgimento de escaras?

  • Grau 1: Vermelhidão na pele que, mesmo após o alívio da pressão, não desaparece; Grau 4: Acometimento de estruturas profundas, necrose de músculos e tendões, aparecimento de estrutura óssea. Os locais mais frequentes para o surgimento de escaras são a região sacral, logo acima do bumbum, as laterais do quadril, os calcanhares, as orelhas, ...

Postagens relacionadas: