O que causa fenda labial no bebê?
Índice
- O que causa fenda labial no bebê?
- Qual a causa da fissura labial?
- Qual o motivo da fissura labiopalatina?
- Quem tem lábio leporino tem direito a benefício?
- O que gera a fenda labial?
- O que é fissura labial e fenda palatina?
- Quais são os tratamentos para bebês com lábio leporino?
- Qual a diferença entre o lado esquerdo e o lábio leporino?
- Quando os lábios se formam?
- Quando pode ser reparado o lábio?

O que causa fenda labial no bebê?
Tanto fatores ambientais como genéticos podem estar envolvidos na formação de lábio leporino ou fenda palatina. O consumo de tabaco, bebidas alcoólicas ou outras drogas durante a gestação pode aumentar o risco de ter um bebê com lábio leporino ou fenda palatina.
Qual a causa da fissura labial?
Os desequilíbrios hormonais, as deficiências nutricionais e certas drogas utilizadas durante a gestação podem ser apontadas como possíveis causas. A fissura palatina ocorre quando há uma abertura direta entre o palato, ou céu da boca, e a base do nariz.
Qual o motivo da fissura labiopalatina?
“A fissura pode ter causa genética e pode estar associada ou não a outras anomalias. Pode estar relacionada ainda a fatores ambientais como obesidade e deficiência de vitaminas na mãe, ou ao uso de determinados medicamentos, cigarro e álcool no início da gestação”, observa Helder Aguiar.
Quem tem lábio leporino tem direito a benefício?
III, do Decreto n. º 6.2 é possível à concessão do Benefício de Prestação Continuada à pessoa com fissura labiopalatina por se enquadrar ao conceito de incapacidade.
O que gera a fenda labial?
Tal como a fissura palatina, a fissura labial é causada pela junção inadequada dos dois lados da face quando o bebê ainda está no útero. Embora ninguém saiba ao certo o porquê desta deficiência, ela tende a ser hereditária.
O que é fissura labial e fenda palatina?
O que é? É uma abertura no lábio ou no palato (céu da boca), podendo ser completa, lábio e palato. Essas aberturas resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está se formando, antes de nascer.
Quais são os tratamentos para bebês com lábio leporino?
- Os principais tratamentos quando um bebê nasce com lábio leporino são: Realização de cirurgias para a correção do problema. Os bebês com lábio leporino geralmente fazem a primeira cirurgia até os 12 meses e depois costumam realizar outras cirurgias ao longo da vida; Orientação em relação a cuidados especiais na amamentação.
Qual a diferença entre o lado esquerdo e o lábio leporino?
- Nas fissuras mais comuns o lado esquerdo e o direito do lábio leporino não se juntam, ficando uma linha vertical aberta. A mesma situação pode acontecer com o céu da boca ou palato. Em casos mais raros pode haver duas fissuras no palato, uma do lado direito e outra do lado esquerdo.
Quando os lábios se formam?
- Os lábios se formam entre a quarta e a sétima semanas de gestação. Conforme o bebê se desenvolve durante a gestação, o tecido corporal e células especiais de cada lado da cabeça crescem em direção ao centro do rosto para juntar-se e formarem o rosto. Esta junção de tecido forma as características faciais como lábios e a boca.
Quando pode ser reparado o lábio?
- O lábio pode ser reparado nos primeiros meses de vida. O céu da boca leva mais tempo. As datas exatas dessas intervenções cirúrgicas dependem do desenvolvimento do bebê e é determinado pela equipe técnica. Haverá sempre uma avaliação do médico pediatra.