O que é neutropenia leve?
Índice
- O que é neutropenia leve?
- Como tratar neutropenia leve?
- Quais medicamentos causam neutropenia?
- Como ocorre a neutropenia?
- O que justifica uma neutropenia?
- O que é trombocitopenia leve?
- O que leva à diminuição de neutrófilos?
- Quais os medicamentos que podem causar leucopenia?
- O que é neutropenia e leucopenia?
- Qual o tratamento da neutropenia?
- Qual a causa da neutropenia secundária?
- Por que a neutropenia aumenta o risco de câncer?
- Qual a gravidade da neutropenia?

O que é neutropenia leve?
Neutropenia leve: quando a contagem sanguínea de neutrófilos cai abaixo de um limite inferior de 1500 por mm3, mas permanece acima de 1000 por mm3. Consideramos Neutropenia moderada, quando a contagem sanguínea de neutrófilos cai entre 500 por mm por mm3.
Como tratar neutropenia leve?
Por isso, o tratamento para neutropenia febril envolve tomar remédios para baixar a febre, antibióticos por via oral ou pela veia, de acordo com o que o médico indicar para controlar a infecção e injeções com fatores de crescimento dos neutrófilos, para combater a neutropenia.
Quais medicamentos causam neutropenia?
Dos fármacos encontrados em psiquiatria, antipsicóticos, incluindo a clozapina, as fenotiazinas e antiepilépticos, são as causas mais comuns de neutropenia/agranulocitose relacionada a medicamentos.
Como ocorre a neutropenia?
A neutropenia é um número anormalmente baixo de neutrófilos (um tipo de glóbulo branco) no sangue. A neutropenia, quando grave, aumenta significativamente o risco de infecções com risco à vida. Muitas vezes, a neutropenia é um efeito colateral do tratamento de câncer com quimioterapia ou radioterapia.
O que justifica uma neutropenia?
Neutropenia é uma diminuição do número de neutrófilos sanguíneos, células de defesa (glóbulos brancos) que protegem o organismo contra partículas estranhas e micro-organismos invasores. Por isso uma pessoa com neutropenia tem mais chances de ter infecções causadas por bactérias ou fungos.
O que é trombocitopenia leve?
Trombocitopenia é uma condição na qual há uma deficiência de plaquetas (trombócitos) no sangue, células fundamentais para a coagulação e consequente estancamento de um sangramento. Está relacionada a diversas causas. A falta de plaquetas pode levar a sangramentos leves ou graves que não param.
O que leva à diminuição de neutrófilos?
Neutrófilos baixos pode ser consequência de infecção, doenças do sangue, alcoolismo, uso de alguns medicamentos, quimioterapia, estresse, entre outras causas. O nível de neutrófilos no sangue fica baixo quando há uma rápida utilização ou destruição dessas células ou uma produção insuficiente das mesmas.
Quais os medicamentos que podem causar leucopenia?
As medicamentações que podem causar a leucopenia incluem:
- clozapine, uma medicamentação antipsicósica.
- valproate do sódio e lamotrigine - agentes antiepilépticos.
- drogas immunosuppressive, tais como o sirolimus, o mofetil do mycophenolate, o tacrolimus, e o cyclosporine que são usadas nos doentes transplantados.
O que é neutropenia e leucopenia?
Quando ocorre leucopenia, o primeiro passo mais importante é determinar qual tipo de célula está diminuído – os neutrófilos (neutropenia) ou os linfócitos (linfopenia). A neutropenia existe quando a contagem periférica de neutrófilos é menor que 2.000/mm³.
Qual o tratamento da neutropenia?
- O tratamento da neutropenia propriamente dita depende da sua causa e gravidade. Os medicamentos que podem causar neutropenia são interrompidos sempre que possível e a exposição a toxinas suspeitas é evitada. Por vezes, a medula óssea se recupera sozinha, sem tratamento.
Qual a causa da neutropenia secundária?
- Já a neutropenia secundária pode surgir após o uso de alguns medicamentos, câncer ou substituição da medula óssea, infecções ou reações imunes. Dentre as possíveis causas estão: Doença T linfoproliferativa-gama. A neutropenia causada por fármacos é uma das causas mais comuns de neutropenia.
Por que a neutropenia aumenta o risco de câncer?
- A neutropenia, quando grave, aumenta significativamente o risco de infecções com risco à vida. Muitas vezes, a neutropenia é um efeito colateral do tratamento de câncer com quimioterapia ou radioterapia. Os médicos suspeitam de neutropenia em pessoas com infecções frequentes ou incomuns.
Qual a gravidade da neutropenia?
- Tratamento da neutropenia depende da gravidade. Às vezes, a medula óssea se recupera por si mesma, sem tratamento. As pessoas que têm neutropenia leve geralmente não têm sintomas ou necessitam de tratamento.