Como tratar inflamação na laringe?
Índice
- Como tratar inflamação na laringe?
- O que a laringe pode causar?
- O que é inflamação da laringe?
- Quanto tempo dura o tratamento da laringite?
- O que é bom para melhorar a laringite?
- Como tratar lesão na laringe?
- Qual doença causa pigarro?
- Por que a irritação crônica da laringe pode ser causada?
- Qual a função da laringe?
- Quais são os sintomas da laringite?
- Qual a estratégia utilizada no tratamento da laringite?

Como tratar inflamação na laringe?
O tratamento consiste numa boa hidratação, na administração de medicamentos (ou remédios) antipiréticos (ex. paracetamol) e anti-inflamatórios (ex. ibuprofeno). Ponderar a administração de antibiótico sempre que ocorrer expectoração mucopurulenta (com pús) e persistência de febre alta.
O que a laringe pode causar?
É a inflamação da laringite que pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, além das formas crônicas secundárias a agentes químicos, físicos dentre outros. As comuns são as virais. As queixas mais freqüentes são rouquidão, dor de garganta, tosse, febre, dificuldade para deglutir ou respirar.
O que é inflamação da laringe?
A laringite é a inflamação da laringe (região das vias aéreas onde ficam localizadas as cordas vocais), que conecta a faringe à traqueia e faz parte do sistema respiratório. A inflamação dessa região pode ser causada por vírus (mais prevalente), bactérias, inalação de agentes alérgicos ou esforço excessivo da voz.
Quanto tempo dura o tratamento da laringite?
Laringite aguda: geralmente está relaciona a uma infecção respiratória viral e dura até 7 dias.
O que é bom para melhorar a laringite?
Como tratar a laringite?
- fazer repouso da voz, falando somente quando for necessário, em voz baixo e pausado, sem forçar sussurros ou alterações;
- não forçar pigarros;
- usar xaropes para aliviar o sintoma da tosse seca;
- usar vaporizadores ou recipientes com água para umidificar o ar;
Como tratar lesão na laringe?
O tratamento passa por Terapia da Fala, para correção do mau uso e abuso vocal. Alguns casos podem ter necessidade de microcirurgia laríngea. Os pólipos são lesões unilaterais, devido à associação de trauma vocal, tabaco e inflamação da corda vocal. O tratamento passa por microcirurgia da laringe.
Qual doença causa pigarro?
Geralmente, as doenças que mais geram pigarro crônico são a rinite e sinusite. O refluxo gastroesofágico também pode causar essa irritação na garganta, já que os desvios na digestão provocam tosse seca. Quem tem tumor maligno, doença pulmonar ou outra doença grave também pode ter problema com o pigarro crônico.
Por que a irritação crônica da laringe pode ser causada?
- A irritação crônica da laringe também pode ser causada por refluxo gastroesofágico, sinusite crônica, uso excessivo e constante da voz, como no caso de cantores ou locutores, ou por uso constante de bombas inalatórias para asma. Rouquidão crônica também pode ser provocada pela presença de nódulos, pólipos ou tumores nas cordas vocais.
Qual a função da laringe?
- A laringe é uma estrutura anatómica das vias respiratórias, localizada abaixo da faringe e acima da traqueia, onde se encontram as cordas vocais (veja imagens). A laringe tem como principais funções:
Quais são os sintomas da laringite?
- Sintomas crônicos são aqueles que duram duas semanas ou mais. Por isso, marque uma consulta médica se os sintomas persistirem por mais tempo. Nesses casos, a laringite pode ser causada por problemas mais graves. Dentro da laringe há as cordas vocais - duas dobras da membrana mucosa que cobrem um músculo chamado músculo vocal.
Qual a estratégia utilizada no tratamento da laringite?
- A principal estratégia utilizada no tratamento da laringite é a inalação de ar umidificado, como a inalação do vapor do chá de eucalipto que possibilita a melhora do paciente em poucos dias.