adplus-dvertising

O que causa laminite em cavalo?

Índice

O que causa laminite em cavalo?

O que causa laminite em cavalo?

Os principais fatores relacionados com a doença são os distúrbios metabólicos no organismo do animal que promovem a vasoconstrição periférica dos vasos sanguíneos do casco.

Como a laminite se desenvolve?

Mecânica: animais submetidos à atividade física intensa ou em piso inadequado podem desenvolver o quadro, que também pode ocorrer quando apresentam claudicação ou problemas de apoio em um dos membros, desenvolvendo a laminite no membro contra lateral pelo esforço.

O que colocar no pedilúvio?

Geralmente usam-se como solução nos pedilúvios combinações de sulfato de cobre (CuSO4) e formaldeído. Ambas as soluções podem ser utilizadas com a mesma efetividade. O formol geralmente é mais barato que o sulfato de cobre.

Como construir pedilúvio?

O pedilúvio deve ser raso o suficiente para que os animais molhem apenas os cascos, a fim de evitar que a misturada química atinja a pele. A solução química pode “queimar” a pele do animal. Para cada 20 litros de água, recomenda-se 500 g de sulfato de zinco; 1 kg de sulfato de cobre; 2 L de formol.

Como fazer o diagnóstico da laminite em equinos?

  • O diagnóstico da laminite em equinos pode ser feito através dos exames físicos e da anamnese do animal, relatada pelo proprietário. No exame físico é possível notar os sintomas citados acima associados com a queda de desempenho do animal na rotina.

Por que a laminite pode trazer prejuízos aos animais?

  • Pelo fato do casco ser uma estrutura extremamente importante para a sustentação de peso e locomoção dos cavalos, a laminite pode trazer uma série de prejuízos aos criadores. Dentre as principais perdas, podemos destacar o baixo desempenho dos animais atletas, gastos com medicamentos e cuidados especiais com acompanhamento de perto.

Quais são as principais causas da laminite?

  • Confira a seguir quais são as principais causas da laminite, as condições que predispõem o desenvolvimento dessa doença, os sinais clínicos, prevenção e o tratamento da laminite.

Quais são as manifestações da laminite aguda?

  • As manifestações clínicas variam com o caso. Na laminite aguda, os animais apresentam dor, ansiedade acompanhada de tremores musculares, sudorese e aumento da frequência cardíaca e respiratória. Os casos acometidos apresentam-se quentes e visivelmente inflamados.

Postagens relacionadas: