É normal ter hérnia umbilical na gravidez?
Índice
- É normal ter hérnia umbilical na gravidez?
- O que pode causar hérnia na gravidez?
- Como tratar hérnia umbilical na gravidez?
- Estou grávida e tenho hérnia?
- Quem tem hérnia pode ficar grávida?
- Quais são os riscos na gravidez e parto por hérnia umbilical?
- Qual o principal sintoma de hérnia umbilical?
- Quais fatores favorecem a formação de hérnias umbilicais?
- Como fazer a remoção da hérnia umbilical?

É normal ter hérnia umbilical na gravidez?
Durante a gravidez, a pressão do abdômen da mulher aumenta muito e, portanto, pode aparecer uma hérnia umbilical. A doença surge principalmente em mulheres que possuíram o quadro na infância.
O que pode causar hérnia na gravidez?
Hérnias abdominais surgem por alterações expressivas do volume abdominal, por ganho de peso ou por gravidez, que podem levar à flacidez, ao acúmulo de excesso de pele, cobrindo parcialmente o umbigo, e ao afastamento dos músculos reto abdominais (1).
Como tratar hérnia umbilical na gravidez?
A cirurgia de hérnia umbilical, também chamada de herniorrafia, é a forma de tratamento mais eficaz para a hérnia umbilical e é feita com o objetivo de solucionar o problema e evitar complicações, como infecção intestinal ou morte de tecidos devido à alteração da circulação sanguínea na região.
Estou grávida e tenho hérnia?
A hérnia inguinal é perigosa na gravidez porque há um risco maior de aumento ou de estrangulamento da hérnia. Durante a gestação, o crescimento da barriga produz uma elevação da pressão intra-abdominal. O estrangulamento ocorre quando a hérnia fica presa na abertura por onde conseguiu extravasar.
Quem tem hérnia pode ficar grávida?
Sim, quem tem hérnia umbilical pode engravidar, pois a hérnia não oferece risco para mãe ou para o bebê, desde que a hérnia no umbigo não seja muito grande ou não provoque muita dor. Inclusive a presença da hérnia não interfere na escolha da via de parto, que pode ser normal.
Quais são os riscos na gravidez e parto por hérnia umbilical?
- Os riscos na gravidez ou parto por conta de hérnia umbilical são mínimos. Hérnias abdominais surgem por alterações expressivas do volume abdominal, por ganho de peso ou por gravidez, que podem levar à flacidez, ao acúmulo de excesso de pele, cobrindo parcialmente o umbigo, e ao afastamento dos músculos reto abdominais (1).
Qual o principal sintoma de hérnia umbilical?
- O principal sintoma de hérnia umbilical é o surgimento de uma saliência na região do umbigo, especialmente ao fazer força na região abdominal. Veja mais.
Quais fatores favorecem a formação de hérnias umbilicais?
- Alguns fatores podem favorecer a formação de hérnias umbilicais, como histórico familiar de hérnias, fibrose cística, criptorquidia, recém nascidos prematuros, gravidez, obesidade, alterações na uretra, displasia de desenvolvimento do quadril e excesso de esforços físicos.
Como fazer a remoção da hérnia umbilical?
- Por causa disso, toda pessoa com hérnia umbilical deve fazer a cirurgia para sua remoção. Há urgência em realizar a operação porque a parte do intestino que ficou presa pode ter a circulação sanguínea prejudicada, havendo morte dos tecidos, que precisam ser removidos.