O que é uma lordose lombar?
Índice
- O que é uma lordose lombar?
- Como medir a hiperlordose?
- O que é uma hiperlordose?
- Porque fica fundo no meio da coluna?
- O que caracteriza a hiperlordose?
- Qual a melhor opção para quem tem hiperlordose lombar?
- Quais são os fatores responsáveis pela hiperlordose lombar?
- Qual a causa da hiperlordose?
- Como se trata a lordose lombar?

O que é uma lordose lombar?
A lordose é supostamente uma curvatura normal da coluna vertebral. Como dito anteriormente, a lordose é supostamente uma curvatura normal da coluna vertebral que se desenvolve depois do nascimento nas regiões cervical e lombar. Sendo muito importante para melhor distribuição das cargas que incidem sobre a coluna.
Como medir a hiperlordose?
Baseado nos achados, o especialista pode solicitar um exame de raio-X para confirmar a hiperlordose. Em geral, o exame de imagem permite medir o grau das curvaturas, identificando lesões que possam afetar os discos entre as vértebras da coluna e visualizar até mesmo sinais de fraturas.
O que é uma hiperlordose?
A Hiperlordose é a curvatura excessiva da coluna vertebral para dentro do corpo. Ela causa desconforto e dor, podendo prejudicar a lombar e a cervical.
Porque fica fundo no meio da coluna?
A hiperlordose pode acontecer como consequência de diversas situações, estando principalmente relacionada com má postura, sedentarismo e obesidade, por exemplo, além de também poder estar relacionada com doenças que levam ao enfraquecimento muscular progressivo, como é o caso da distrofia muscular.
O que caracteriza a hiperlordose?
A Hiperlordose é a curvatura excessiva da coluna vertebral para dentro do corpo. Ela causa desconforto e dor, podendo prejudicar a lombar e a cervical. Dependendo do local, a curvatura pode ser mais ou menos acentuada.
Qual a melhor opção para quem tem hiperlordose lombar?
- O Pilates também é uma ótima opção para quem tem Hiperlordose Lombar. Os exercícios, quando bem elaborados, promovem um equilíbrio muscular na região lombar que também vai lhe permitir viver sem dor.
Quais são os fatores responsáveis pela hiperlordose lombar?
- Existem diversos fatores que levam um corpo a desenvolver uma hiperlordose lombar. Um dos grandes culpados da grande incidência de desvio posturais são os hábitos de vida modernos. Já sabemos que o sedentarismo, a má postura e uso frequente da tecnologia deixa marcas no corpo. O mesmo acontece no caso da hiperlordose lombar.
Qual a causa da hiperlordose?
- A hiperlordose é, na maioria das vezes, causada por uma única condição: A principal causa é de natureza muscular. Os músculos que cercam a área afetada fazem com que os ossos sejam retirados do alinhamento a um grau em que a curvatura normal se torna exagerada.
Como se trata a lordose lombar?
- Em contrapartida, se fala em retificação da lordose fisiológica lombar ou diminuição da curva lordótica lombar quando encontramos um ângulo inferior a 20º. A perda ou diminuição da curvatura lombar também pode ser causada por fatores internos (doenças reumáticas, rigidez articular, …) ou externos (estresse, sedentarismo, etc.).