Qual o tratamento para gengiva Retraida?
Índice
- Qual o tratamento para gengiva Retraida?
- Por que a gengiva retrai?
- Quanto tempo leva para gengiva voltar ao normal?
- Como é feita a remoção da gengiva retraída?
- Será que as gengivas estão retraídas?
- Quais são os sintomas da retração nas gengivas?
- Qual o fator mais relevante para o diagnóstico da retração gengival?

Qual o tratamento para gengiva Retraida?
A cirurgia gengival (ou operação) tem como finalidade recobrir a porção de raiz exposta consequente da retração gengival, e poderá ser efetuada através de reposicionamento gengival ou através de enxerto de tecidos moles (associado ou não a enxerto ósseo).
Por que a gengiva retrai?
Entre os motivos mais comuns que contribuem para o surgimento e a progressão da retração gengival estão o uso inadequado de escovas ou técnicas de escovação mal executadas. Dentes mal posicionados e a espessura da gengiva e do tecido ósseo (se muito fino, mais fácil de ser reabsorvido) também corroboram a situação.
Quanto tempo leva para gengiva voltar ao normal?
faça visitas regulares a cada seis meses. A retração gengival pode ter vários motivos. O mais correto seria você procurar um profissional para verificar qual ou quais os motivos dela. Podem ir de má higiene, perda óssea e traumas de oclusão.
Como é feita a remoção da gengiva retraída?
- Nos estágios iniciais de gengiva retraída, é feito uma remoção da placa bacteriana e tártaro, como medida de higiene dental para ajudar a controlar a condição. No entanto, casos avançados muitas vezes requerem procedimentos cirúrgicos, como o enxerto gengival.
Será que as gengivas estão retraídas?
- A resposta simples é não. Se as suas gengivas estiverem danificadas devido a, por exemplo, periodontite - a forma mais grave de doença gengival - não é possível que as gengivas retraídas voltem a crescer. Contudo, mesmo que a recessão gengival não possa ser revertida existem tratamentos que podem ajudar a prevenir o agravamento do problema.
Quais são os sintomas da retração nas gengivas?
- Apesar de a retração nas gengivas não ser uma doença propriamente dita, à medida que as alterações começam a aparecer, o paciente sofre alguns sintomas. Os sinais mais comuns são as dores nos dentes afetados quando há contato com alimentos muito quentes ou gelados.
Qual o fator mais relevante para o diagnóstico da retração gengival?
- O fator mais relevante para o diagnóstico da retração gengival está relacionado com a maior exposição do colo do dente, ou nos casos mais adiantados, com a exposição ou visualização da raiz do mesmo. Ou seja, apenas com a observação direta sem se recorrer a mais exames, poderá ser possível diagnosticar esta alteração.