Que fatores prejudicam o estado das gengivas?
Índice
- Que fatores prejudicam o estado das gengivas?
- Quais as características de uma lesão causada por Biocorrosão?
- Qual o tratamento da Abfração?
- Qual a principal causa da gengivite?
- Quais são os tipos de lesões cervicais?
- O que causa lesão cervical não cariosa?
- O que é lesão não cariosa?
- O que causa a Abfração?
- Quais fatores contribuem para a infecção da gengiva?
- Por que a gengiva pode ser dividida?
- Como é formada a gengiva?
- Como descobrir se há problemas na gengiva?

Que fatores prejudicam o estado das gengivas?
Alguns outros fatores podem contribuir para a retração da gengiva, veja:
- Doenças sistêmicas. Diabetes, infecção por HIV e leucemia são as principais doenças que aparecem como fatores causais. ...
- Tratamento ortodôntico inadequado. ...
- Tipos de gengiva. ...
- Idade avançada. ...
- Retração da gengiva: o que fazer.
Quais as características de uma lesão causada por Biocorrosão?
Clinicamente, as lesões de corrosão caracterizam-se pela perda do brilho normal dos dentes, sendo a superfície da lesão muito lisa e altamente polida, côncava (em forma de 'U'), rasa e sem ângulos nítidos podendo apresentar alteração de cor (Castro, 2014; Carvalho, 2010).
Qual o tratamento da Abfração?
Tratamento para lesões de abfração O dentista pode usar restaurações de resina composta ou da cor do dente para cobrir a parte desgastada e melhorar a aparência do sorriso. O dentista e higienista dental são profissionais capacitados para reconhecer e modificar os fatores de risco para abfrações.
Qual a principal causa da gengivite?
Fatores de risco
- Tabagismo.
- Excesso de peso.
- Gravidez.
- Diabetes.
- Medicamentos contraceptivos.
- Alterações hormonais.
- Déficits no sistema imunológico.
- Menopausa.
Quais são os tipos de lesões cervicais?
Lesões Cervicais não Cariosas: conheça as principais e como prevenir
- Endógenos (parafunção e desgaste);
- Exógenos (mastigação, ocupações e próteses odontológicas): pode ser do tipo estática ou fadiga (cíclica).
O que causa lesão cervical não cariosa?
Essas lesões são causadas por fatores como bulimia, anorexia nervosa e problemas gastresofágicos (regurgitações e vômitos). Fatores extrínsecos como alimentos e bebidas ácidas (refrigerantes, sucos de frutas, isotônicos e chás) também causam erosão da estrutura dental.
O que é lesão não cariosa?
INTRODUÇÃO: A perda da superfície dos dentes ou lesão não cariosa, é um processo fisiológico que ocorre com o decorrer do envelhecimento, mas pode ser considerado patológico quando o grau de destruição cria problemas funcionais, estéticos ou de sensibilidade dentária.
O que causa a Abfração?
A principal causa da abfração pode ser atribuída a uma sobrecarga oclusal (má- oclusão) que na maioria das vezes causa uma flexão do dente no limite amelocementário4. A abfração mostra uma maior incidência nos dentes inferiores e isso pode ser justificado por seu diâmetro na cervical5.
Quais fatores contribuem para a infecção da gengiva?
- Além desse problema, outros fatores contribuem para a infecção na gengiva ou aumentam a probabilidade do seu desenvolvimento. Ao ranger os dentes, o indivíduo exerce uma força excessiva sobre os tecidos que suportam os dentes e acelera a taxa de destruição dos mesmos. Durante a gravidez, o corpo passa por alterações hormonais.
Por que a gengiva pode ser dividida?
- A gengiva pode ser dividida topograficamente em: a) gengiva marginal ou livre, b) gengiva aderida ou inserida. A gengiva marginal ou gengiva livre é aquela que circunda o colo dos dentes com cerca de 0,5 a 2 mm de altura.
Como é formada a gengiva?
- A gengiva é composta pelos tecidos epitelial e conjuntivo, formando uma faixa de mucosa mastigatória em torno dos dentes decíduos e permanentes. É limitada na sua superfície vestibular pela linha mucogengival, que a separa da mucosa alveolar.
Como descobrir se há problemas na gengiva?
- Uma das melhores maneiras de descobrir se há problemas na gengiva é prestar atenção ao seu aspecto. A aparência da mucosa nos dá muitas dicas sobre a sua saúde, guiando o dentista para um diagnóstico mais preciso e eficaz do problema e, consequentemente, para o tratamento adequado.