O que significa a palavra flutter?
Índice
- O que significa a palavra flutter?
- O que fazer flutter atrial?
- O que causa o flutter atrial?
- O que é ablação de flutter atrial?
- Como identificar flutter?
- Como diferenciar fã de flutter?
- Como se caracteriza o ECG de um paciente com flutter atrial?
- Como conviver com a fibrilação atrial?
- Como identificar uma fibrilação atrial?
- Como funciona o tratamento do flutter atrial?
- Qual a diferença entre fibrilação atrial e flutter atrial?
- Qual a melhor terapia para fibrilação atrial?
- Qual é o diagnóstico de fibrilação atrial?

O que significa a palavra flutter?
O flutter atrial é a segunda arritmia sustentada mais comum, atrás apenas da fibrilação atrial. Em contraste com a fibrilação atrial, o flutter é uma arritmia organizada e regular que habitualmente se expressa de forma típica no eletrocardiograma.
O que fazer flutter atrial?
O tratamento da fibrilação e do flutter atrial busca controlar a frequência de contração ventricular, restabelecer o ritmo normal do coração e tratar a doença que causa arritmia. Também podem ser administrados medicamentos para evitar a formação de coágulos de sangue e êmbolos (anticoagulantes).
O que causa o flutter atrial?
O flutter atrial típico é consequência de um grande circuito reentrante envolvendo quase todo o átrio direito. Os átrios despolarizam-se à frequência de 2/minuto (tipicamente 300 bpm).
O que é ablação de flutter atrial?
A ablação com radiofrequência (RF) do flutter atrial do tipo I vem apresentando resultados promissores desde 1992. As aplicações de RF têm como objetivo provocar uma linha de bloqueio entre a VCI e o AT inviabilizando a sustentação do circuito do flutter.
Como identificar flutter?
Os sintomas de flutter dependem principalmente da frequência ventricular e se o paciente tem alguma outra cardiopatia de base. O flutter também pode ser paroxístico ou persistente. Se a frequência ventricular for
Como diferenciar fã de flutter?
A principal diferença entre FA e FLA em relação ao tratamento é justamente essa: o flutter pode ser curado por meio da ablação por radiofrequência e essa abordagem é superior às estratégias de controle da frequência cardíaca ou do ritmo por meio de drogas antiarrítmicas.
Como se caracteriza o ECG de um paciente com flutter atrial?
No flutter típico, o ECG revela ativação atrial contínua e regular com um padrão serrilhado (ondas F) mais nítido nas derivações II, III e aVF (figura 1).
Como conviver com a fibrilação atrial?
Para aqueles que convivem com a fibrilação atrial, existem tratamentos com medicamentos adequados e também algumas práticas que, se inseridas na rotina, ajudam a preservar a saúde do coração....Outras atividades físicas moderadas são:
- pedalar,
- hidroginástica,
- serviços de jardinagem,
- vôlei.
Como identificar uma fibrilação atrial?
Sintomas
- Sensações no coração, às vezes chamadas de palpitações, que podem incluir batimentos cardíacos irregulares, solavancos ou baques.
- Um sentimento que o coração está acelerado.
- Dor ou desconforto no peito.
- Desmaio, tonturas ou vertigens.
- Fadiga, falta de ar, ou fraqueza.
Como funciona o tratamento do flutter atrial?
- Uma resposta semelhante pode ser obtida com o bloqueio farmacológico do nó AV (p. ex., com adenosina ), mas essa terapêutica não interrompe o flutter atrial. O tratamento do flutter atrial consiste no controle da frequência ventricular e ritmo cardíaco e na prevenção de tromboembolismo.
Qual a diferença entre fibrilação atrial e flutter atrial?
- Fibrilação atrial e flutter atrial são descargas elétricas muito rápidas que fazem com que os átrios (câmaras superiores do coração) se contraiam muito rapidamente, e alguns desses impulsos elétricos atingem os ventrículos, levando-os a contraírem-se de forma mais rápida e com menor eficiência que o normal.
Qual a melhor terapia para fibrilação atrial?
- Pacientes com flutter atrial crônico ou recorrente requerem um anticoagulante oral (varfarina ajustada para um INR de 2 a 3, um inibidor direto da trombina ou um inibidor de fator Xa). A escolha entre as terapias baseia-se nas mesmas considerações para fibrilação atrial.
Qual é o diagnóstico de fibrilação atrial?
- Os sintomas indicam o diagnóstico de fibrilação atrial ou flutter atrial que pode ser confirmado por um eletrocardiograma (ECG). É feita uma ultrassonografia do coração ( ecocardiograma ). Com esse exame, é possível avaliar as válvulas cardíacas e verificar a presença de coágulos nos átrios.