O que é fissura no intestino?
Índice
- O que é fissura no intestino?
- Qual a diferença entre hemorróidas e fissura?
- O que pode ser fissura retal?
- Como tratar fissuras no intestino?
- Quanto tempo dura uma fissura?
- O que colocar no banho de assento para fissura?
- O que é bom para hemorroida e fissura?
- O que comer quando tem fissura?
- Qual a causa da fissura no ânus?
- Qual a diferença entre fístulas e intestino?
- Por que a fissura é crônica?
- Por que a diarreia prolongada pode causar fissuras?

O que é fissura no intestino?
Uma fissura anal é um rasgo doloroso ou ferida aberta na parte final do intestino grosso, o ânus. Os sintomas típicos são uma dor aguda e sangramento vermelho ao evacuar. A causa mais comum é constipação, porque ela produz fezes duras ou grandes que são mais difíceis de eliminar.
Qual a diferença entre hemorróidas e fissura?
Fissura é um corte ou ferimento na borda do ânus que causa dor enquanto não for cicatrizado. Já hemorroidas são varizes ou veias dilatadas ao redor do ânus ou do reto, às vezes com prolapso (quando o intestino se projeta para fora do ânus), que causam sangramento e coceira, mas nem sempre dor.
O que pode ser fissura retal?
A maioria das fissuras anais surgem após um trauma, geralmente um esgarçamento do ânus. A causa mais comum são fezes volumosas e endurecidas, que provocam um estiramento além do limite da mucosa anal durante a evacuação. Outras causas são o sexo anal ou introdução de objetos de grande diâmetro pelo ânus.
Como tratar fissuras no intestino?
A maioria das fissuras possui tratamento clínico.
- Analgésico oral ou tópico;
- Medicamentos que diminuem a pressão excessiva no músculo do esfíncter anal e melhoram a vascularização local;
- Administração de laxante, para facilitar a evacuação;
- Realização de banho de assento com água morna;
Quanto tempo dura uma fissura?
Uma fissura anal geralmente cura espontaneamente em quatro a seis semanas. Se isso não acontecer, o tratamento médico ou cirurgia geralmente pode aliviar o desconforto.
O que colocar no banho de assento para fissura?
Na maioria das vezes, o médico vai recomendar banho de assento de duas a três vezes por dia - sentar-se em água morna por cerca de 20 minutos. Sentar sobre uma almofada elétrica ou bolsa de água quente também ajuda porque o calor aumenta a circulação de sangue no ânus e promove a cura.
O que é bom para hemorroida e fissura?
Pomadas para fissura anal
- Proctyl ou Ultraproct: são pomadas que contêm uma substância anestésica que reduz a sensibilidade à dor;
- Rectogesic e outras pomadas com nitroglicerina: ajuda no relaxamento do esfíncter anal e melhora a circulação sanguínea na região, facilitando a cicatrização da fissura;
O que comer quando tem fissura?
O que se pode fazer por conta própria em relação à fissura anal? Ingerir mais fibras – Uma alimentação rica em fibras ajuda a manter as fezes menos rígidas. As fibras estão presentes na maioria das frutas, vegetais, e grãos integrais. Os médicos sugerem que se coma de 20 a 35 gramas de fibra por dia.
Qual a causa da fissura no ânus?
- A fissura no ânus pode ter sintomas muito parecidos com os das hemorroidas, porém o sangramento da fissura costuma ser menor e a dor mais intensa. De qualquer modo, o especialista para ambas as lesões é o proctologista, que através do exame da região anal saberá facilmente diagnosticar a causa da sua dor.
Qual a diferença entre fístulas e intestino?
- Fístulas também pode ser única e múltipla (uma alça de intestino, em diferentes loops, diferentes seções do intestino).
Por que a fissura é crônica?
- Ao se tornar crônica, a fissura gera uma hipertrofia da pele na borda do ânus onde se encerra a ferida, chamado plicoma. As pessoas tendem a confundir com hemorroidas, pois entendem ser o plicoma uma hemorroida, bem como acreditam ser a pele a causadora da dor. Na verdade a dor se deve à fissura em si.
Por que a diarreia prolongada pode causar fissuras?
- Diarreia prolongada pode causar irritação e lesão da mucosa anal , facilitando o surgimento de fissuras. Paciente com antecedentes de outras lesões no ânus, como hemorroidas ou fístulas anais também apresentam maior risco. Mulheres podem desenvolver fissuras após um parto normal.