Como diagnosticar faringite estreptocócica?
Índice
- Como diagnosticar faringite estreptocócica?
- O que é Faringoamigdalite estreptocócica?
- Onde se encontra a bactéria Streptococcus?
- Como é feito exame de faringite?
- O que é Faringoamigdalites?
- Quais as possíveis complicações da faringite?
- Qual a causa das faringites bacterianas?
- Como Prevenir a faringite?
- Qual a causa da faringite viral?

Como diagnosticar faringite estreptocócica?
Atualmente, a forma mais utilizada para se detectar uma faringite estreptocócica é através do teste de detecção rápida do Estreptococo do grupo A. Esse teste é feito através de um swab (zaragatoa), que é uma espécie de cotonete comprido que é usado para colher material das amígdalas (veja imagem ao lado).
O que é Faringoamigdalite estreptocócica?
A faringite estreptocócica, também chamada de faringite bacteriana, é uma infecção da faringe causada por bactérias do gênero Streptococcus, principalmente Streptococcus pyogenes, que são facilmente transmissíveis.
Onde se encontra a bactéria Streptococcus?
O Streptococcus agalactiae, S. agalactiae ou Streptococcus do grupo B, são bactérias que podem ser encontradas mais facilmente no trato intestinal inferior e no sistema urinário e genital feminino, podendo causar infecções graves principalmente em recém-nascidos.
Como é feito exame de faringite?
Diagnóstico da faringite No exame físico, o médico deve verificar possíveis linfonodos no pescoço. A condição indica que a infecção é de origem bacteriana. Quando não for possível determinar a origem viral ou bacteriana da faringite apenas pela anamnese, o médico pode solicitar exames.
O que é Faringoamigdalites?
A faringotonsilite é um grupo de doenças inflamatórias e infecciosas que acometem a faringe, as tonsilas palatinas e as tonsilas faríngeas, sendo um dos principais distúrbios encontrados em ambulatórios de otorrinolaringologia, sendo popularmente conhecidas como “amigdalites” ou “dor de garganta”.
Quais as possíveis complicações da faringite?
- Complicações possíveis A faringite estreptocócica pode se tornar uma infecção grave a ponto de causar desidratação pela dificuldade de engolir e até falta-de-ar. Nestes casos, é indicada internação para tratamento. Outra complicação mais rara é a febre reumática.
Qual a causa das faringites bacterianas?
- A faringite estreptocócica é a manifestação mais comum entre as faringites bacterianas. É causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, mais conhecida como estreptococo do grupo A. As faringites bacterianas exigem um tratamento mais específico, com antibióticos.
Como Prevenir a faringite?
- Além disso, é importante que a pessoa permaneça em repouso e tome bastante líquido durante o dia. O principal sintoma da faringite é a dor na garganta e dificuldade para engolir, no entanto podem surgir outros sintomas, como por exemplo: Rouquidão.
Qual a causa da faringite viral?
- As causas da faringite estão relacionadas com os microrganismos que a provocam. Em caso de faringite viral, os vírus causadores podem ser Rinovírus, Coronavírus, Adenovírus, Influenza ou Parainfluenza e que pode acontecer como consequência de um resfriado ou gripe, por exemplo. Conheça mais sobre a faringite viral.