O que causa a erosão dentária?
Índice
- O que causa a erosão dentária?
- O que é a erosão ácida causada nos dentes?
- O que fazer para acabar com erosão dentária?
- Quais são os tipos de erosão dentária?
- Quando o dente fica aspero o que é?
- O que fazer quando os dentes estão se desgastando?
- Como evitar a erosão ácida nos dentes?
- Qual o motivo da erosão dentária?
- Por que a erosão ácida afeta a saúde dental?
- Como diagnosticar a doença nos dentes?
- Qual é o maior desgaste dos dentes?

O que causa a erosão dentária?
A erosão dentária ocorre quando o esmalte se desgasta ou reduz pela ação de ácidos. Há dois tipos de erosão dentária: 1. Erosão intrínseca — É causada por ácido gástrico ou regurgitação decorrente de problemas médicos ou psicológicos (por exemplo, refluxo ácido, anorexia, bulimia).
O que é a erosão ácida causada nos dentes?
A erosão ácida desgasta o esmalte dentário com o passar do tempo e, consequentemente, deixa os dentes mais suscetíveis à cárie e aos mais variados tipos de doenças. Além disso, uma vez que o esmalte dos dentes tenha sido desgastado, ele não se regenera.
O que fazer para acabar com erosão dentária?
Erosões dentárias podem afetar pessoas de qualquer idade, mas podem ser prevenidas consultando-se periodicamente um dentista, não escovando os dentes imediatamente após as refeições, usar escovas com cerdas macias, caso beba algo ácido, opte por usar um canudo e uso cremes dentais com alta disponibilidade de flúor.
Quais são os tipos de erosão dentária?
De acordo com a dentista Dayany Sehnem, a erosão dentária é definida pela perda de estrutura dentária resultante de um processo químico pela ação de ácidos, sem envolvimento bacteriano, e podem ser de dois tipos: extrínseca ou intrínseca.
Quando o dente fica aspero o que é?
O tártaro, ou cálculo dental, é o que ocorre quando a placa bacteriana, que temos normalmente sobre os dentes, endurece em sua superfície. Ele também pode se depositar sob as gengivas, irritando a região e causando problemas.
O que fazer quando os dentes estão se desgastando?
Para a reabilitação do que já foi desgastado, podem ser indicadas as restaurações de resina composta, porcelana ou até mesmo implantes, em casos nos quais a estrutura do dente encontra-se comprometida.
Como evitar a erosão ácida nos dentes?
Erosões dentárias podem afetar pessoas de qualquer idade, mas podem ser prevenidas consultando-se periodicamente um dentista, não escovando os dentes imediatamente após as refeições, usar escovas com cerdas macias, caso beba algo ácido, opte por usar um canudo e uso cremes dentais com alta disponibilidade de flúor.
Qual o motivo da erosão dentária?
- As mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares parecem ser o principal motivo para a popularidade e o agravamento da condição. “A ingestão excessiva de refrigerantes e sucos ácidos está relacionada à erosão dentária”, exemplifica a dentista Christiana Murakami, da Clínica Portal do Sorriso, em São Paulo.
Por que a erosão ácida afeta a saúde dental?
- Prevê-se que a erosão ácida venha a ser um problema emergente para a saúde dental do século XXI. Não é somente o que é consumido que influencia a erosão ácida, mas principalmente como estes itens ácidos são retidos na boca.
Como diagnosticar a doença nos dentes?
- “Muitos ainda nem sabem como diagnosticar e prevenir a doença”, afirma o dentista Fábio Sampaio, da Universidade Federal da Paraíba. E olha que preocupante: um levantamento realizado na cidade de Porto Alegre com cerca de 1 500 crianças revelou que 15% delas já apresentavam as tais falhas nos dentes.
Qual é o maior desgaste dos dentes?
- “A maior delas é o desgaste dos dentes e o desequilíbrio na mastigação”, diz o dentista Marcelo Kyrillos, diretor da Clínica Made Me A, na capital paulista. Nesse estágio, as estruturas bucais ainda ficam opacas, transparentes, irregulares…