O que é espasticidade fisiologicamente como ela ocorre?
Índice
- O que é espasticidade fisiologicamente como ela ocorre?
- Como avaliar espasticidade?
- Como diminuir espasmos musculares fisioterapia?
- Quais são os sintomas da espasticidade?
- O que causa o Clonus?
- O que é o trofismo muscular?
- Quais são os sintomas da espasticidade?
- Por que os músculos espásticos são contraídos?
- Quais são as causas da espasticidade cerebral?
- Quais os medicamentos utilizados no tratamento da espasticidade?

O que é espasticidade fisiologicamente como ela ocorre?
Espasticidade é quando ocorre um aumento do tônus muscular, envolvendo hipertonia e hiper-reflexia, no momento da contração muscular, causado por uma condição neurológica anormal.
Como avaliar espasticidade?
Outro método de avaliar a espasticidade é através da eletromiografia e também existe um teste simples de medida em espasticidade que é o teste pendulo. (KUMAGAI, et al., 1998). Ainda existem as escalas funcionais, onde se destacam o Índice de Barthel e a Medida de Independência Funcional (MIF).
Como diminuir espasmos musculares fisioterapia?
Durante o período de fisioterapia, diferentes tratamentos, tais como aplicações de calor e de frio, ultra-som, hidroterapia e massagens, são muitas vezes incorporados para ajudar a aliviar a dor muscular e a rigidez.
Quais são os sintomas da espasticidade?
Os principais sinais clínicos são o aumento do tónus, a presença de clónus, aumento dos reflexos osteotendinosos, diminuição das amplitudes articulares, alteração do posicionamento dos membros superiores e inferiores e alteração do padrão de marcha.
O que causa o Clonus?
Suas causas mais comuns são lesão na medula espinal e casos de hipocalcemia. Clônus: Clônus ou clono é a sequência de contrações e relaxamentos musculares rápidos e involuntários que pode ocorrer de modo normal e breve em virtude do estiramento de um músculo ou de modo patológico e ininterrupto.
O que é o trofismo muscular?
Trofismo muscular. O trofismo muscular estuda como acontece a nutrição e a manutenção da saúde dos músculos, que é diretamente ligada à irrigação de sangue até o músculo e à prática de exercícios físicos.
Quais são os sintomas da espasticidade?
- Os sintomas da espasticidade podem ser: Contração permanente do músculo e tendão devido à rigidez persistente e espasmos. Rigidez muscular. Rigidez articular. Movimentos involuntários bruscos. Reflexos alterados. Postura incomum. Posicionamento anormal de dedos, pulsos, braços ou ombros.
Por que os músculos espásticos são contraídos?
- Os músculos espásticos apresentam-se contraídos, com menor capacidade para relaxar e para produzir força. Por estes motivos pode surgir incapacidade para levantar o braço, esticar o cotovelo e abrir a mão e podem ocorrer quedas frequentes durante a marcha ou dores fortes nos movimentos realizados pelo próprio ou pelos cuidadores.
Quais são as causas da espasticidade cerebral?
- São causas frequentes de espasticidade a paralisia cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC), o traumatismo craneo-encefálico, a lesão medular, a esclerose múltipla e a esclerose lateral amiotrófica.
Quais os medicamentos utilizados no tratamento da espasticidade?
- Estes testes avaliam o seu braço e os movimentos das pernas, a atividade muscular, amplitude passiva e ativa de movimento e capacidade de realizar atividades de autocuidado. Os medicamentos utilizados no tratamento da espasticidade são: