adplus-dvertising

Como funciona a ferrugem?

Índice

Como funciona a ferrugem?

Como funciona a ferrugem?

Com a combinação química de ferro (Fe) com oxigênio (O2). A umidade do ar também é importante, já que é por meio da água (H2O) que os elétrons são transferidos na reação. Da mistura de Fe, O2 e H2O resulta o óxido de ferro, nome da popular ferrugem.

Por que o aço não enferruja?

  • Mas e os objetos de aço inoxidável, que não enferrujam? O aço, afinal, não é mais do que ferro sem algumas de suas impurezas naturais, como enxofre e fósforo. A retirada desses elementos deixa o ferro mais forte, só que não mais resistente à ferrugem.

Por que o ferro é enferrujado?

  • E isso ocorre devido ao contato do elemento químico ferro (Fe) com átomos de oxigênio (O) presentes no ar atmosférico e na água. Podemos notar também que em regiões litorâneas esses materiais sofrem ainda mais danos devido a presença de sais e uma maior umidade. Cadeado enferrujado.

Qual a causa da ferrugem?

  • A ferrugem é associada ao tétano, uma doença infecciosa grave, mas não é a responsável por ela. O óxido de ferro é apenas um habitat propício para a bactéria Clostridium tetani se alocar. Quando esporos dessa bactéria entram no organismo humano, por meio de cortes ou ingestão, soltam uma toxina que pode ser letal.

Por que a ferrugem é inevitável?

  • Se um pedaço de ferro for deixado o suficiente, com a exposição à água e ao oxigênio, sua oxidação é inevitável – pode levar dias, semanas, meses ou mesmo anos, dependendo da intensidade de sua exposição, no entanto, irá formar a ferrugem se não for protegido de qualquer forma. A ferrugem é muito comum, pois o ferro reage facilmente com o oxigênio.

Postagens relacionadas: