O que é endometriose na parede abdominal?
Índice
- O que é endometriose na parede abdominal?
- Quem tem endometriose na parede abdominal?
- Como tratar endometrioma de parede?
- Qual o tratamento para o endometrioma?
- Quando apareçam sintomas da endometriose intestinal?
- Quando as células do endométrio estão na parede externa do intestino?
- Como diagnosticar endometriose de parede?
- Quando ocorre a endometriose profunda?

O que é endometriose na parede abdominal?
Endometriose de parede Consiste na presença de endométrio infiltrado na parede abdominal. É doloroso e pode ser sentido através da palpação do abdome. Muitas vezes apresenta mudança de coloração na pele (escurecimento).
Quem tem endometriose na parede abdominal?
A presença de um endometrioma nas regiões extrapélvicas é relativamente rara. Quando ocorre na parede abdominal, geralmente há uma associação com cicatrizes cirúrgicas, principalmente cesáreas.
Como tratar endometrioma de parede?
O tratamento do endometrioma de parede abdominal é essencialmente cirúrgico e tem como objetivo principal a completa ressecção do processo, uma vez que não deve permanecer nenhum resto de tecido endometrial na área comprometida.
Qual o tratamento para o endometrioma?
A aplicação do hormônio GnRH (hormônio liberador de gonadotrofina) é o tratamento medicamentoso mais comum. Tem o potencial de reduzir pela metade o tamanho do cisto, porém não o elimina por completo. Nos casos mais extremos, entretanto, pode ser sugerida a remoção cirúrgica das lesões.
Quando apareçam sintomas da endometriose intestinal?
- Presença de sangue nas fezes. Quando os sintomas da endometriose intestinal existem, podem piorar durante a menstruação, mas como também é comum que apareçam fora do período menstrual são frequentemente confundidos com outros problemas intestinais.
Quando as células do endométrio estão na parede externa do intestino?
- Quando as células do endométrio são encontradas apenas na parte externa do intestino, a endometriose intestinal é chamada de superficial, mas quando penetram na parede interna do intestino, é classificada como endometriose profunda.
Como diagnosticar endometriose de parede?
- Endometriose de parede. A endometriose de parede acomete a parede abdominal, localizada próxima ao umbigo. Elas formam nódulos que são mais dolorosos no período menstrual. O diagnóstico é feito por um ultrassom de parede abdominal, de preferência no período menstrual, irá mostrar essa lesão.
Quando ocorre a endometriose profunda?
- Endometriose profunda. A endometriose profunda ocorre quando os focos da doença infiltram-se na parede de um órgão ou estrutura por mais de cinco milímetros (0,5 cm). Dentro deste tipo, é possível encontrar a endometriose de septo retovaginal (tecido que separa a vagina do reto).