O que causa câncer na medula óssea?
Índice
- O que causa câncer na medula óssea?
- Como é o câncer na medula óssea?
- Quais as causas do mieloma múltiplo?
- Quando a medula óssea não funciona?
- Como é a detecção do câncer na medula óssea?
- Qual o último estágio do câncer de medula óssea?
- Como se faz o tratamento da medula óssea?
- Quais são as células da medula óssea saudável?

O que causa câncer na medula óssea?
Na maioria das vezes, os tumores da medula espinhal são tumores secundários. Um tumor da medula espinhal é geralmente um câncer de pulmão, mama, próstata ou outro câncer que atingiu a coluna vertebral. Mas em alguns casos, os tumores da medula espinhal são causados por um distúrbio genético, como a neurofibromatose.
Como é o câncer na medula óssea?
O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.
Quais as causas do mieloma múltiplo?
O mieloma múltiplo não tem uma causa específica, parecendo acontecer devido a alterações genéticas que afetam o funcionamento das células da medula óssea.
Quando a medula óssea não funciona?
A anemia aplásica é uma doença da medula óssea. Ocorre quando a medula óssea para de produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas em número suficiente para o corpo. Todas as células sanguíneas que a medula produz são normais mas não existem em quantidade suficiente.
Como é a detecção do câncer na medula óssea?
- A detecção do câncer na medula óssea não é algo simples. Geralmente, os exames têm início em testes de sangue, que podem indicar níveis elevados de cálcio, anemia, creatinina e taxas de proteína acima dos valores considerados normais.
Qual o último estágio do câncer de medula óssea?
- O último estágio de qualquer câncer é a condição quando as metástases do tumor para os gânglios linfáticos e outros órgãos. O câncer de medula óssea de grau 4 é um extenso sarcoma de medula óssea com metástases ou uma forma difusa de mieloma. É claro que os sintomas do câncer de medula óssea podem não ser a única base para o diagnóstico.
Como se faz o tratamento da medula óssea?
- O tratamento se faz, geralmente, através de uma quimioterapia associada à realização de um transplante. A radioterapia é, às vezes, utilizada para combater as dores ósseas. Em casos de leucemia, quimioterapias ou um transplante de medula óssea são métodos considerados.
Quais são as células da medula óssea saudável?
- Na medula óssea saudável, menos de 5% das células são plasmócitos. Mas, em pacientes com mieloma múltiplo, mais de 10% das células podem ser plasmócitos, e algumas vezes o número dessas células chega a mais que 30% das células da medula.